Resumo - Transformação Social E Criação Cultural

Páginas: 8 (1907 palabras) Publicado: 3 de diciembre de 2012
Cornelius Castoriadis
Transformação social e criação cultural. Disponível em: http://www.infoamerica.org/teoria_articulos/castoriadis01.pdf

SÍNTESE

A morte de uma sociedade ou “cultura” está associada a sua relação com uma nova vida, da qual pode ser a condição. A metáfora “decomposição do Ocidente” é falsa, pois encobre a insatisfação com a situação política e a emergência de umasolução provocada e liberada por esta insatisfação. Este texto procura elucidar o que ocorre neste mundo social-histórico, e responder as perguntas de como morre e, se possível, a de por quê morre.
O problema da “cultura” se enfoca como dimensão do problema político, entendido como “o problema da instituição geral da sociedade”. A cultura “ocidental” está a ponto de morrer; cultura capitalista, culturada sociedade capitalista que vai além do regime social-histórico porque compreende tudo que ela conseguiu recuperar do segmento “greco-ocidental” da história universal. O que morre são os conjuntos de normas de valores, uma forma de socialização e de vida cultural, um tipo social-histórico dos indivíduos, o significado da relação da coletividade consigo mesma, com os que a compõem, com o tempo ecom suas próprias obras. Ao projeto de autonomia social e individual que desenvolve a mais de duzentos anos deve-se perguntar: a questão da criação cultural em sentido estrito, sobre a dissociação aparente do projeto político de autonomia e de um conteúdo cultural, as consequências, mas sobretudo os pressupostos culturais de uma transformação radical da sociedade.
O termo cultura é tomado numaacepção intermediaria entre seu significado habitual em francês (as “obras do espírito” e o acesso do indivíduo a elas) e seu sentido dentro da antropologia americana (que cobre a totalidade da instituição da sociedade, tudo aquilo que diferencia e opõe por uma parte a sociedade e por outra a animalidade e a natureza). “Eu entendo aqui por cultura tudo o que, na instituição da sociedade, excedea dimensão conjuntista-identitária (funcional-instrumental) e que os indivíduos dessa sociedade investem positivamente como 'valor' no sentido mais geral do termo: em resumo, a paideia dos gregos. Como seu nome indica, a paideia contém indissociavelmente os procedimentos instituídos através dos quais o ser humano, em curso de sua fabricação social como indivíduo, é conduzido a reconhecer e ainvestir positivamente os valores da sociedade.”
Subsiste o projeto de uma sociedade autônoma (como a simples ideia de um indivíduo autônomo) em um sentido “formal” ou “kantiano” porque não parece afirmar como valor se não a autonomia em si mesma. Pode uma sociedade querer autogovernar-se? Sim, mas para quê? O que é viver quando não existe o perigo de se morrer de fome? “Uma sociedade autônomapoderia 'realizar melhor' os valores – ou 'realizar outros valores' (subentendido: melhores) (…) existem todavia valores na sociedade contemporânea?”
A sociedade contemporânea é uma “sociedade sem valores” (ou “sem cultura”); ou tem valores contrários a uma sociedade autônoma, por exemplo: maximização antagônica do consumo, do poder, do estatuto e do prestígio; expansão ilimitada do domínio“racional”. O que fazer se nós humanos para servir a estes “valores” que são intrinsecamente contraditórios podemos senão empregar motivações egoístas. Seria melhor destruir os valores estabelecidos, e estabelecer uma nova criação cultural e a transformação das estruturas psíquicas e mentais dos indivíduos socializados.
Para o autor, a destruição da cultura, no sentido mais específico e mais estreitodas “obras do espírito” e de sua relação com a vida social efetiva, “está já amplamente avançada na sociedade contemporânea (…) já estão quase completamente transformadas em ornamentos ou monumentos funerários, que somente uma transformação radical da sociedade poderá fazer do passado algo que não seja um cemitério visitado em forma ritual, inutilmente e cada vez menos, por alguns parentes...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • FUNCION SOCIAL Y CULTURAL DE LA ESCUELA
  • Resumen Antropología Social Y Cultural
  • Resumen de antropología social y cultural.
  • Resumen cambios sociales, culturales
  • cultural y social
  • social y cultural
  • RESUMEN SOCIALES
  • RESUMEN DE SOCIALES

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS