Rituais Fúnebres

Páginas: 46 (11312 palabras) Publicado: 30 de abril de 2012
INTRODUÇÃO

De início o tema pode causar espanto mas ao aprofundá-lo a riqueza dos detalhes foi-me conquistando, interessei-me pelo assunto, e foi o que me levou a desenvolver este trabalho.
A morte levanta questões a que a ciência não consegue responder. Quaisquer que sejam as nossas crenças pessoais, todos podemos ganhar através da aprendizagem do modo como os outros veem estasquestões.
A minha principal preocupação consiste em examinar a forma como as pessoas das diferentes culturas concebem a morte, como lidam com os seus mortos, se entristecem por eles e como, com o tempo, superam a tristeza da perda que a morte de um ente querido comporta.
Começarei por fazer uma pesquisa sobre as atitudes perante a morte: como se passou, lenta mas progressivamente, da mortefamiliar (na Idade Média) para a morte repelida, maldita (hoje em dia). De seguida, adoto, no essencial, a síntese de Louis-Vincent Thomas acerca do ritual funerário. As características gerais dos ritos mortuários nas diferentes religiões comandam a reflexão em torno da diversidade cultural na relação com a experiência da morte. Todos os povos, cada um ao seu modo, e de acordo com a sua cultura,ritualiza a morte e crê num tipo de existência pós-morte. Embora as nossas culturas sejam tão diversas, podemos notar como tais ritos e visões do além se assemelham de forma impressionante. Este constitui o tema do segundo capítulo do documento que agora apresento.







CAPÍTULO I – Ritos e Mitos Associados à Morte


1. Breve Resenha Histórica


A morte, acontecimento inevitável comdiversos significados, para alguns o fim, para outros o início de uma nova etapa. Qualquer que seja a maneira de encarar a morte, esta não deixa de ser um marco tal como outros momentos da vida: a infância, a adolescência, a vida adulta, o casamento, o nascimento dos filhos, a velhice. Na conce
ção de Keleman (1997), a vida é feita de momentos importantes, os quais são o foco de novasdireções, são ritos de passagem. E a morte está presente na vida como um desses ritos; visto que morrer é como ir à escola pela primeira vez, é como o primeiro emprego; evoca o inesperado, o desconhecido e sentimentos como medo, desamparo, desespero.
Segundo Kovács (1992) desde sempre o ser humano busca a imortalidade, desafia e tenta vencer a morte. Nos mitos e lendas tal atitude é conseguida, osheróis vencem monstros e dragões, que simbolizam a morte por serem destruidores e ameaçarem a felicidade. Na vida real, o ser humano é um ser mortal, cuja característica principal é a consciência da finitude, a qual o diferencia dos animais, que não têm essa consciência. Para o mesmo autor, não é a vida eterna que é desejada e sim a juventude eterna com os seus prazeres, força, beleza e não a velhiceeterna com suas perdas, dores. Ou seja, a vida é ambicionada, mas com as condições plenas para gozá-la.
Tal desejo pela vida afasta os indivíduos, homens e mulheres da morte, como forma de se proteger. Contudo, nem sempre a morte esteve distante do quotidiano dos seres humanos. Ariès (1989) ressalta que na Idade Média a morte era entendida com naturalidade, fazendo parte do ambiente doméstico. Ocemitério era um local de habitação também dos vivos, foram construídas casas que desfrutavam de certos privilégios fiscais, tornando-se um local de reunião, de encontro para o comércio, as festas. Só em 1221 o concílio de Ruão proibiu que se dançasse ou se festejasse no cemitério. Os mortos socialmente importantes eram enterrados no interior das igrejas. Aqueles menos importantes eram enterradosnum terreno ao lado, e os indignos sociais eram enterrados em valas comuns que permaneciam abertas até completar a lotação. O ritual da morte envolvia tanto a pessoa que ia morrer como os seus parentes e amigos. As pessoas que sabiam que iam morrer protagonizavam todo o ritual, despediam-se dos entes queridos, faziam o testamento, procuravam reconciliar-se com as pessoas e superar as...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • funebre
  • Homilia Funebre
  • Marcha funebre
  • discurso funebre
  • Discurso Funebre
  • discurso fúnebre
  • Oración fúnebre
  • discurso fúnebre de pericles

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS