Síntese

Páginas: 12 (2998 palabras) Publicado: 24 de octubre de 2012
INTERAÇÕES ENTRE ANTIBIÓTICOS E NUTRIENTES: UMA REVISÃO COM
ENFOQUE NA ATENÇÃO À SAÚDE

RESUMO:
Quando algum medicamento é administrado juntamente com um alimento existe a possibilidade de alterações na farmacodinâmica ou na farmacocinética da droga ou do nutriente, alterando o estado nutricional ou a resposta terapêutica, sendo então definida a interação fármaco-nutriente. Existem poucosestudos a respeito dessas interações e devido aos estudos de biodisponibilidade dos medicamentos serem realizados em indivíduos em jejum por exigência dos órgãos sanitários, a interação dos nutrientes e a biodisponibilidade dos fármacos são de difícil conhecimento, com isso, muitas vezes interações acontecem e não são percebidas. O fato de a administração oral ser preferida e conseqüentemente a maisutilizada na prática clínica por comodidade e segurança, as interações droga-nutriente são facilitadas. Dentre todos os fármacos disponíveis, os antimicrobianos, administrados em sua maioria por via oral, se destacam pela freqüência de utilização e uso incorreto, e por isso terão enfoque neste trabalho de revisão cujo objetivo é fornecer informações referenciadas que auxiliem os profissionais dasaúde na orientação correta do paciente quanto ao uso destes medicamentos associados a alimentos.

PALAVRAS-CHAVE: Interações droga-nutriente, interações medicamento-alimento, antibióticos, atenção ao paciente.

1. INTRODUÇÃO

Para a manutenção das funções plásticas, reguladoras e energéticas do organismo é necessária a ingestão do alimento, por meio do qual os nutrientes são transportados,em quantidade e qualidade adequadas (MOURA; REYES, 2002) (EVANGELISTA, 2002) e com a finalidade de prevenir, diagnosticar ou tratar enfermidades os medicamentos são ingeridos pelo indivíduo (EVANGELISTA, 2002).
Quando o medicamento é administrado juntamente com o alimento existe a possibilidade de alterações na farmacodinâmica ou na farmacocinética da droga ou do nutriente, alterando o estadonutricional ou a resposta terapêutica, sendo então definida a interação fármaco-nutriente (GENSER, 2008).
De maneira didática, o fármaco no nosso organismo passa por três estágios: farmacêutico, farmacocinético e farmacodinâmico (MOURA; REYES, 2002) (HAKEN, 2002).
O estágio farmacêutico ou fase biofarmacêutica consiste em deixar o princípio ativo disponível para a absorção, por meio das etapas dedissolução ou desintegração e liberação da droga. Essas etapas, consideradas durante o processo de fabricação do medicamento, podem influenciar na biodisponibilidade do princípio ativo (MOURA; REYES, 2002) (HAKEN, 2002).
A fase farmacodinâmica (estágio farmacodinâmico) compreende as interações moleculares (agonista e antagonista) responsáveis pela ação terapêutica do fármaco (MOURA; REYES, 2002)(REIS, 2004). Nesta fase, existem poucos trabalhos sobre a interferência do alimento na ação do fármaco (SILVA; CYSNEIROS; EMIM, 2007).
Já a fase farmacocinética (estágio farmacocinético) inclui os processos de absorção, distribuição, metabolismo ou biotransformação e excreção (MOURA; REYES, 2002) (GOMES; REIS, 2001), onde as interações são mais comuns (SILVA; CYSNEIROS; EMIM, 2007).
O efeitofarmacológico do medicamento está diretamente ligado a sua biodisponibilidade, determinada pela proporção da substância ativa absorvida que alcança a corrente sanguínea e torna-se disponível no sítio de ação (COZZOLINO, 2007).
Portanto, o insucesso terapêutico se dá quando o nutriente retarda ou diminui a absorção da droga, acelera o metabolismo ou ainda, influencia na interação farmacodinâmica(HAKEN, 2002).
Segundo Silva, Cysneiros e Emim (2007) a biodisponibilidade depende diretamente da absorção e do metabolismo de primeira passagem, sendo que a principal interação farmacocinética entre fármaco e alimento é a mudança na absorção do fármaco em função de reações químicas com o alimento ou da alteração fisiológica provocada pelo alimento.
Os nutrientes podem interferir na absorção do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • sinteses
  • Síntese é
  • sinteses de la comunicacion
  • Blur sinteses
  • sinteses
  • sintesos
  • Sintesos de la pelicula entre muros
  • Síntese Do Texto De Pozo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS