Saúde

Páginas: 6 (1328 palabras) Publicado: 24 de octubre de 2012
NEURODERMATITE


Também chamada de Dermatite atópica, Eczema endógeno, neurodermite constitucional ou neurodermite disseminada.

O QUE É? Doença crônica do sistema imunológico que causa inflamação da pele, considerado secundário à alteração do funcionamento imunológico, levando ao aparecimento de lesões com vermelhidão, prurido intenso (coceira), e, frequentemente, ressecamento emdiferentes partes do corpo.

A Neurodermatite afeta geralmente indivíduos com 
história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou doenças atópicas.

Pode iniciar-se em qualquer idade; entretanto, os tempos característicos de aparecimento da doença são a época de bebê e a infância.

O QUE CAUSA? A causa exata é desconhecida. No entanto, não é uma doença contagiosa, e sim uma doença de origemhereditária.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS NA NEURODERMATITE:
Resumo: Presença de fatores psicológicos, especialmente do estresse e da ansiedade, que agem sobre o funcionamento do sistema imune; esta influência dos aspectos emocionais caracteriza a Neurodermatite como quadro psicossomático. 
A freqüência das crises e a severidade da sintomatologia da Neurodermatite podem ser aumentadas pelo estresse.As primeiras evidências sobre esta relação apareceram em observações clínicas, sugerindo que o estresse oriundo de situações como a separação dos pais pelo divórcio, morte de um membro familiar ou problemas graves de família durante a infância aumentaria a freqüência e a intensidade dos sintomas. Estressores ditos "menores", isto é, do cotidiano, podem também estar associados com a severidadedos sintomas. O estresse ainda está relacionado com os prejuízos causados pelo próprio quadro. Estudos verificaram que quem sofre de neurodermatite tem mais relacionamentos estressantes com outros significativos, o que pode tornar essas pessoas mais vulneráveis ao estresse.
A neurodermatite está também associada com um aumento do nível de ansiedade. Os sintomas da neurodermatite são tambémgeradores de ansiedade e têm um impacto significativo sobre a qualidade de vida, especialmente sobre o funcionamento social e o bem-estar psicológico, em grupos de pacientes com depressão, hipertensão, diabetes e psoríase.

No caso da neurodermatite, os pacientes têm sido descritos como indivíduos inseguros, dependentes, sensíveis, com tendência a reprimir emoções e dificuldade em expressar raiva. Ossintomas da neurodermatite são vistos como autopunição ou expressão inconsciente de conflito sexual-agressivo. Traços de personalidade relacionados com hostilidade, ansiedade, hipersensibilidade, agressividade, sentimentos de inferioridade, tensão, depressão, inquietude, insegurança, labilidade, rigidez, depressão, tensão ou ansiedade estariam presentes. No caso de crianças, estudos referem queelas sofrem com o prurido, e a mãe, por sentimentos de culpa por sentir-se relutante em tocar o bebê, o afastaria. Além, portanto, de uma dimensão intrapsíquica, o relacional também influenciaria a neurodermatite, na medida em que mãe e filho tenham sentimentos ambivalentes diante dos sintomas gerados pelo quadro.
A neurodermatite é um quadro que pode assumir sintomas bastante graves, o que gerasignificativo sofrimento para o paciente e para sua família. A compreensão dos impactos sobre a dimensão psicológica, tanto quanto sobre a dimensão relacional, é essencial para um entendimento mais consistente e para o planejamento de intervenções (médicas e psicológicas) mais eficazes.
OUTROS TIPOS DE DERMATITES:
|Dermatite crônica|
| |
|A dermatite crônica geralmente ocorre nas mãos ou nos pés e pode ser o resultado de uma irritação contínua, especialmente por dermatite de contato. É |...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Saude
  • Saudos
  • saud
  • saud ocupacional
  • saud ocupacional
  • Psicología De La Saud
  • TUTELA SAUD
  • Ciencias De La Saud

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS