Semiótica

Páginas: 6 (1319 palabras) Publicado: 16 de junio de 2012
Apresentação

Há, pelo menos, três semióticas: a doutrina dos signos elaborada por Charles Sanders Peirce, o desenvolvimento do formalismo russo e a teoria da significação proposta por Algidar Julien Greimas. Nosso trabalho é vinculado a esta última. O que a diferencia das demais, e também da teoria geral do signo chamada semiologia, é a ênfase dada não mais nas relações entre os signos, mas noprocesso de significação capaz de gerá-los. O livro que inaugura essa semiótica chama-se Semântica estrutural, de A. J. Greimas. Partindo da dicotomia de Saussure significante verus significado, Greimas define assim os domínios da semiótica:
Quando um crítico fala da pintura ou da música, pelo próprio fato de que fala, pressupõe ele a existência de um conjunto significante “pintura”, “música”.Sua fala constitui-se, pois, em relação ao que vê ou ouve, uma metalíngua. Assim, qualquer que seja a natureza do significante ou o estatuto hierárquico do conjunto significante considerado, o estatuto de sua significação se encontra situado num nível metalingüístico em relação ao conjunto estudado. Essa diferença de nível é ainda mais visível quando se trata do estudo de línguas naturais: assim oalemão ou o inglês podem ser estudados numa metalíngua que utiliza o francês e vice-versa. Isso nos permite a formulação de um princípio de dimensão mais geral: diremos que esta metalíngua transcritiva ou descritiva não apenas serve ao estudo de qualquer conjunto significante, mas também que ela própria é indiferente à escolha da língua natural utilizada. (GREIMAS, 1979: 23)

Semiótica visual •Os percursos do olhar

Recorrendo às definições de plano de expressão e plano de conteúdo, de Louis Hjelmslev, Greimas define os domínios da semiótica no plano de conteúdo, já que o conjunto significante mencionado por ele pertence aos domínios da expressão, e a manifestação em línguas naturais distintas também. Nos domínios do conteúdo, a significação é descrita pela semiótica no modelo dopercurso gerativo do sentido, que prevê a geração do sentido por meio do nível semio-narrativo, geral e abstrato, que se especifica e se concretiza na instância da enunciação, no nível discursivo. Colocado de lado em um primeiro momento do desenvolvimento teórico da semiótica, o plano da expressão passa a ser tomado como objeto de estudo quando uma categoria do significante se relaciona com umacategoria do significado, ou seja, quando há uma relação entre uma forma da expressão e uma forma do conteúdo. Em seu texto “Por uma semiótica topológica”, A. J. Greimas faz a seguinte observação a respeito:
Porque o espaço assim instaurado nada mais é que um significante; ele está aí apenas para ser assumido e significa coisa diferente do espaço, isto é, o homem que é o significado de todas asLinguagens. Pouco importam, então, os conteúdos, variáveis segundo os contextos culturais, que podem se instaurar diferencialmente graças a este desvio do significante: que a natureza se ache excluída e oposta à cultura, o sagrado ao profano, o humano ao sobre-humano ou, em nossas sociedades dessacralizadas, o urbano ao rural; isso em nada muda o estatuto da significação, o modo de articulação dosignificante com o significado que é ao mesmo tempo arbitrário e motivado: a semiose se estabelece como uma relação entre uma categoria do significante e uma categoria do significado, relação necessária entre categorias ao mesmo tempo indefinidas e fixadas num contexto determinado. (GREIMAS, 1981: 116)

Essa relação entre expressão e conteúdo é chamada semi-simbólica. Ela é arbitrária porque é fixadaem determinado contexto, mas é motivada pela relação estabelecida entre os dois planos da linguagem. Assim, partindo dos conceitos de signo e de símbolo de F. de Saussure, define-se o semi-simbolismo entre o arbitrário de signo e o motivado

8

Apresentação

do símbolo (SAUSSURE, sd: 81-84). Considerado um dos principais fundadores da semiótica visual, Jean-Marie Floch explorou em seus...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Semiotica
  • Semiotica
  • Semiotica
  • semiotica
  • semiotica
  • Semiotica
  • Semiotica
  • Semiotica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS