Significaçao

Páginas: 28 (6759 palabras) Publicado: 9 de enero de 2013
O estudo da significação: Semiótica, Semiologia e Psicanálise

Comunicar significa, em grande medida, significar e interpretar.Para comunicar com
significado, as pessoas recorrem a signos,que organizam em sistemas de signos. Este texto, por exemplo, é constituído por signos individuais -as palavras−, por sua vez organizadas num sistema de signos, a língua. É um texto codificado.O receptor vaientendê-lo porque conhece o código. Cada palavra tem um significado. As palavras juntas geram uma mensagem,que tem igualmente um significado. O receptor, face ao contexto da situação, interpreta essa mensagem. Por exemplo, a mensagem directa deste livro é a descrição de algum do conhecimento existente sobre o fenómeno da comunicação, mas o receptor, interpretante, pode entender este livro, porexemplo, como um convite ao estudo da comunicação, ou simplesmente uma obrigação académica. O receptor estaria, neste caso, a interpretar a mensagem em função do contexto da recepção. De certa forma, interpretação e significado são coisas diferentes.
Os signos não se restringem às palavras. As imagens, por exemplo, podem funcionar como signos. As portas dos quartos de 103104 Jorge Pedro Sousa banhopúblicos, geralmente,têm imagens afixadas que permitem distinguir qual é o das senhoras e qual é o dos homens. Estas imagens funcionam como signos.
A semiótica -ou semiologia- é a ciência que estuda os signos, os sistemas de signos (códigos), as relações entre os signos e os seus utilizadores e a cultura onde esses signos existem (e que depende deles para subsistir e reproduzir-se), visando aclassificação e interpretação desses mesmos signos. Assim, os objectivos principais dos estudos semióticos são:

• Explicar os processos de geração de sentido através dos signos
e dos sistemas de signos, isto é, explicar o sentido (ou
significado) do que se enuncia;
•Explicar aquilo que os signos são, esclarecendo, em especial,
a sua função designadora e referencial;
• Desvelar a relação entreenunciadores, enunciados, receptores
e contexto, na perspectiva da utilização de signos pertencentes
a determinados sistemas de signos.
A semiótica e as suas ramificações colocam em evidência que nem todas as realidades comunicacionais podem ser matematizadas ou contabilizadas em inquéritos.
A semiótica admite várias disciplinas. A pragmática é a parte da semiótica que estuda as relaçõesentre os signos e aqueles que os utilizam, ou seja, procura esclarecer as razões pelas quais alguém produz e dirige um determinado enunciado a alguém, em suma, estuda a interpretação das mensagens. Por exemplo, se dizemos a frase "aqui está quente", a interpretação dependerá sempre do contexto da situação. Poderá ser entendida como uma
queixa, ou um pedido subentendido para se diminuir a temperaturado ar condicionado, etc., tendo em conta o contexto da situação em que é proferida. A sintaxe estuda as relações entre os signos. Por exemplo, estuda por que é que os signos dispostos na frase "aqui está quente"geram uma frase compreensível, continuando compreensível se mudarmos a ordem dos signos para "está quente aqui". A semântica estuda o significado dos signos.
Ou seja, estuda, por exemplo,como é que (por que é que) "quente"significa "quente".
É relativamente indiferente falar-se de semiótica ou de semiologia.
A palavra semiótica é, provavelmente, mais comum. Mas em Portugal, em França e noutros países europeus usa-se bastante a designação semiologia. A utilização de uma ou outra das palavras traduz a filiação científica do utilizador. A designação semiologia deriva da EscolaEstruturalista europeia, que tem por progenitor, no campo do estudo dos signos, o linguista suíço Ferdinand de Saussure. O emprego da palavra semiótica revela uma filiação na tradição anglo-saxónica de estudo dos signos, que tem por progenitor o filósofo norte-americano Charles Peirce. No entanto, os contributos para o estudo do signo trazidos pela Escola Estruturalista europeia e pela Escola...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Emoções humanas e significação numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: um estudo...

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS