Sociologia

Páginas: 32 (7841 palabras) Publicado: 5 de mayo de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CURSO DE URBANISMO










Rafaela de Souza Duarte





FICHAMENTOS

SOCIOLOGIA URBANA



















Salvador/BA
2009
SUMÁRIO


1 O FENÔMENO URBANO................................................................................... 03

1.1 A METRÓPOLE A VIDAMENTAL................................................................... 03

1.2 CONCEITO E CATEGORIAS DE CIDADE..................................................... 06

2. O HARLEM DOS NEGROS............................................................................. 09

3 O ESPAÇO DE FLUXOS............................................................................... 13

4. A QUESTÃOURBANA..................................................................................... 19

4.1 O FENÔMENO URBANO: DELIMITAÇÕES CONCEITUAIS E REALIDADES HISTÓRICAS......................................................................... 19

4.2 A FORMAÇÃO DAS CIDADES METROPOLITANAS NAS SOCIEDADES INDUSTRIAIS CAPITALISTAS..................................................................... 224.3 URBANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.................. 27





















SIMMER, Georg. O Fenômeno Urbano. A Metrópole e a Vida Mental. Rio de Janeiro: ZAHAR Editores, 1973. (p: 11-25)


“O século XVIII conclamou o homem a que se libertasse de todas as dependências históricas quanto ao Estado e à religião, à moral e à economia.” (p. 11)

“... oséculo XVIII exigiu a especialização funcional do homem e seu trabalho (...) torna o indivíduo incomparável a outro e cada um deles indispensável na medida mais alta possível.” (p. 11)

“... a pessoa resiste a ser nivelada e uniformizada por um mecanismo sociotecnológico.” (p. 11)

“O homem é uma criatura que procede a diferenciações. Sua mente é estimulada pela diferença entre a impressão de umdado momento e a que a precedeu.” (p. 12)

“A metrópole extrai do homem, enquanto criatura que procede a discriminações, uma quantidade de consciência diferente da que a vida rural extrai.” (p. 12)

“... o tipo metropolitano de homem (...) desenvolve um órgão que o protege das correntes e discrepâncias ameaçadoras de sua ambientação externa (...). Ele reage com a cabeça, ao invés de com ocoração.” (p. 12-13)

“A intelectualidade, assim, se destina a preservar a vida subjetiva contra o poder avassalador da vida metropolitana.” (p. 13)

“A pessoa intelectualmente sofisticada é indiferente a toda a individualidade genuína, porque dela resultam relacionamentos e reações que não podem ser exauridos com operações lógicas.” (p. 13)

“... nas relações racionais, trabalha-se com o homemcomo com um número, como um elemento que é em si mesmo indiferente.” (p. 13)

“A metrópole moderna (...) é provida quase que inteiramente pela produção para o mercado, isto é, para compradores inteiramente desconhecidos, que nunca entram pessoalmente no campo de visão (...) do produtor.” (p. 13-14)

“Através da natureza calculativa do dinheiro (...), uma certeza na definição de identidades ediferenças, uma ausência da ambigüidade nos acordos e combinações surgiram nas relações...” (p. 14)

“Os relacionamentos e afazeres do metropolitano típico são habitualmente tão variados e complexos que, sem a mais estrita pontualidade nos compromissos e serviços, toda a estrutura se romperia e cairia num caos inextrincável.” (p. 14)

“... agregação de tantas pessoas com interesses tãodiferenciados, que devem integrar suas relações e atividades em uma organismo altamente complexo.” (p. 15)

“Pontualidade, calculabilidade, exatidão (...). Tais traços também devem colorir o conteúdo da vida e favorecer a exclusão daqueles traços e impulsos irracionais, instintivos...” (p. 15)

“A atitude blasé resulta em primeiro lugar os estímulos contrastantes que, em rápidas mudanças (...), são...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El estado en sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Que es sociologia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS