Sociology Brazil

Páginas: 6 (1310 palabras) Publicado: 15 de marzo de 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ





Graduação em: Relações Internacionais

Disciplina: Teoria Política Contemporânea

Docente: Cristina Buarque

Aluna: Maria Thereza dos Santos Vieira






Avaliação Relativa ao Módulo II





Respostas:








1. Alexis de Tocqueville aborda a temática de liberdade e igualdade, separando os dois conceitos e osobservando no contexto da busca pela democracia. Tocqueville tem como campos de análise a sociedade americana, a qual ele acredita ter chegado mais próxima da democracia, e a sociedade francesa, na qual nasceu e na qual vê a necessidade de implantar as ideias vindas da sociedade norte-americana. Ele afirma que a igualdade é uma realidade que irá ser alcançada fatalmente, ela é um destino inevitávelpara a humanidade, enquanto a liberdade é um objetivo que dever ser alcançado e mantido. O autor também diz que só se pode alcançar a democracia de forma plena quando fosse concedida a garantia de liberdade a uma sociedade completamente igualitária, e também fosse assegurada a manutenção necessária para a liberdade.

Para a visão de Tocqueville, a igualdade é um destino que os homens não podemevitar. Porém, segundo o autor, a liberdade está na direção oposta. Ele afirma que ela deve não apenas ser conquistada, mas também mantida. Ele também defende que a democracia é algo que virá a ser alcançado por todos os povos, cada um com suas peculiaridades locais. Tocqueville fala sobre a necessidade de um cuidado para que a liberdade não se perca, esse cuidado viria da atitude política dopovo, a qual, segundo ele, teria a capacidade de conduzir sua sociedade a uma democracia liberal ou a tirania. O autor afirma que, devido a liberdade estar constantemente ameaçada, se faz necessário o engajamento político do povo de uma nação, que se preocupe e lute constantemente para mantê-la.

No entanto, Tocqueville discute sobre os perigos existentes para a manutenção da liberdade. Ele falasobre os egoísmos, que pode observar na sociedade americana, os homens egoístas distanciam-se da vida política, preocupando-se apenas com eles mesmos, o que abre caminho para os surgimento de governos tirânicos e despóticos. Tocqueville também demonstra uma preocupação com os direitos das minorias, ele demonstra receio da tirania da maioria, que mais forte poderia suprimir os desejos das minorias. Oautor argumenta que, para a manutenção de uma sociedade realmente democrática, uma sociedade igualitária e livre, se faz necessária a criação de mecanismos que garantam ao povo participação na vida política, e também formas de promover a descentralização dos poderes, com a ideia de evitar a tirania da maioria.





2. O autor Stuart Mill defende uma visão mais utilitarista da liberdade,medida a partir de sua capacidade de proporcionar felicidade ao indivíduo, diferente do conceito dos gregos de uma liberdade ligada a uma participação na vida política. Para ele, o justo limite do indivíduo sobre si mesmo está na sua capacidade de agir em acordo com seus pensamentos, adquirir crenças e e criar opiniões, dando enfase a liberdade de expressão e discordância com a opinião tida peloconsenso geral, desde que estas não venham a causar inconvenientes aos demais. Tudo isso no sentindo de garantir a autoproteção do indivíduo em relação aos demais e a sociedade.

Stuart Mill também argumenta que as pessoas se encontram ligadas umas as outras por um meio social que as influencia. Nesse contexto, se a individualidade não causa danos aos outros ela deve ser respeitada, porém, se elase mostra danos aos demais ou tenta induzi-los a um comportamento contra a sua vontade, ela deverá sofrer os limites sociais. A autoridade da sociedade se inicia na regulação da esfera social como um todo, pensando nas influências de um indivíduo sobre o outro e os prejuízos possíveis desta interação. Esta autoridade pode mostrar-se por meio de sanções, nas formas de leis ou da reprovação vinda...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Sociology
  • Sociology
  • Sociology
  • Sociology
  • brazil
  • Brazil
  • Brazil
  • brazil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS