taxidermia de crustáceos

Páginas: 5 (1242 palabras) Publicado: 25 de marzo de 2013
Taxidermia em Crustáceos.

Materiais: Espécimes de Siris, caranguejos, lagostas, e etc. Pinça, espátula pequena, uma faca de corte liso ou bisturi, cola tipo “Super Bonder”, Formol a 10%, seringa e agulha, escova de dente velha ou qualquer outra escova pequena, bandeja de plástico para colocar os crustáceos mergulhados em formol.

As técnicas para crustáceos como siris e caranguejos sãomuito semelhantes, portanto as etapas descritas a seguir podem ser aplicadas em ambos:

1. Limpeza do espécime é fundamental, antes de se começar a taxidermia, principalmente em espécies de rios ou mangues, pois estes chegam com muito barro em suas patas e carapaça. Deve ser lavado em água corrente, e ser esfregado com uma escova de dente velha, até que o crustáceo fique totalmente limpo.

2.Depois de lavado, o crustáceo deve ser aberto com uma faca pequena ou bisturi pela parte posterior do corpo entre a carapaça e o abdome na primeira fenda entre esses, deve-se tomar muito cuidado, pois as carapaças destes animais são muito frágeis.

3. Depois de aberto, faz a limpeza da carne interior com uma pinça, espátula pequena ou algum outro material de raspagem. As patas não podem serdesarticuladas, pois depois para montar fica difícil, o pouco de carne que faca perto das patas e no interior destas, o formol se encarrega de não deixar cheiro, ressecando as partes de carne que sobram.

4. A única parte de pata que deve ser desarticulada é a “quela” do caranguejo e/ou siri, destacando-a, e retira-se a carne interior com a pinça.

5. Nas patas deve-se aplicar, com uma seringa eagulha, formol a 10% entre as articulações das patas.

6. Depois desse processo, o crustáceo deve ser mergulhado em formol a 10% e mantido no mínimo 24 horas e no máximo de 48 horas.

7. Depois de retirar o espécime do formol, lavar em água corrente por pouco tempo, só para tirar o excesso de formol, em seguida deixar secar em um local arejado e na Sombra. Lembre-se nenhum animal Taxidermizado deveser exposta à luz Solar.

8. Após alguns dias até secar completamente o corpo do animas e a carapaça, estes devem ser colados com colas tipo “Super Bonder”, e cola-se cada articulação das patas, para que nenhuma fique mexendo mesmo depois de secar.

9. Se for necessária a pintura com tintas especiais automotivas, deve-se conhecer bem a coloração original do espécime e ter bons conhecimentos emanuseios com tintas. Esse item só se aplica em caso de descoloração do espécime.

10. Finalize com uma pintura de verniz incolor Spray em todo o animal. Para que este fique parecendo que está molhado.

11. Pode ser feito para colocar o espécime taxidermizado, um altar de madeira ou uma caixa de acrílico para evitar ser quebrado.


Em outros crustáceos como Lagostas e Camarões grandes, oprocesso é o mesmo, porém a parte que se abre é entre a carapaça da cabeça e o abdome e retira-se toda a carne presente tanto na cabeça quanto no abdome.

Em Caranguejos e Siris a abertura da carapaça é horizontal em relação ao corpo do animal, e em lagostas a abertura é transversal em relação ao corpo do animal.




Taxidermia en los crustáceos.

Materiales: Los especímenes de Siris,cangrejos, langostas, y así sucesivamente. Pinzas, espátula pequeña, un cuchillo o bisturí de corte de tipo liso, pegamento "Superglue" formaldehído 10%, jeringa y aguja, cepillo de dientes o un cepillo pequeño otro, bandeja de plástico para poner los crustáceos sumergido en formaldehído.

Las técnicas para crustáceos tales como cangrejos y cangrejos son muy similares, por lo tanto los pasosdescritos a continuación pueden aplicarse tanto:

Una. Limpie la muestra es esencial antes de iniciar la taxidermia, principalmente en los ríos o las especies de mangle, ya que vienen con una gran cantidad de barro en las piernas y caparazón. En caso de ser lavados en agua corriente, y se limpia con un cepillo de dientes viejo, hasta que el crustáceo es totalmente limpia.

2 º. Después del lavado,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Taxidermia
  • Crustaceos
  • Los Crustaceos
  • Los crustaceos
  • crustaceos
  • Crustaceos
  • Crustaceos
  • Crustaceos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS