Teologia

Páginas: 26 (6435 palabras) Publicado: 29 de septiembre de 2012
Antropologia teológica

1. QUESTÕES INTRODUTÓRIAS

1.1. Antropologia teológica.

Etimologicamente a palavra teologia significa, a grosso modo, um discurso sobre Deus. Da mesma forma, antropologia significa um discurso sobre o homem. Assim, a antropologia teológica é um ramo da teologia, que articula um discurso sobre o homem à luz do divino. Irá tratar do homem em sua relação com Deus quese revela em seu Filho, Jesus Cristo.
No Mistério do Verbo encarnado se esclarece o mistério do homem (Gn 22). No Mistério de Cristo, não só Deus é revelado, mas o homem encontra também a possibilidade de se aprofundar em sua própria humanidade, pois somos chamados a assumi-la da mesma forma que Cristo a assumiu.
Portanto, ser cristão significa negar a humanidade, mas sim assumi-la em suaplenitude, ou seja, é viver do modo mais humano possível. Por isso, nós podemos dizer que o cristianismo oferece uma visão original do homem.
O homem sempre busca ideais, seja na psicologia, na filosofia ou em outras ciências, que lhe apontem a possibilidade de uma realização pessoal. No cristianismo também temos uma referência. A diferença é que Cristo não é um ideal a ser alcançado, Ele é uma PESSOA,um modelo concreto a ser seguido e imitado, pois Jesus assumiu de forma plena nossa humanidade, inclusive nossas fragilidades, Ele chorou, sentiu dor...
Podem-se apontar três pontos importantes ao considerarmos a antropologia teológica:
· O homem como criatura de Deus;
· O homem como filho de Deus;
· O homem decaído pelo pecado.

Dessa maneira, se evidencia o objeto fundamental daantropologia teológica: o homem em sua relação com Deus. Ele é criatura de Deus; elevado à condição de filho de Deus; por seu pecado se afasta de Deus.

1.2. Divisão.

A antropologia teológica se divide em três eixos:

· A Criação – tanto a atividade fundante de Deus como seu resultado;
· A Graça – vivência das virtudes teologais, graça de Cristo;
· A Escatologia – plenitude do homem e do mundo.HISTÓRICO DA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

Esse tratado da teologia foi se formando aos poucos. A princípio, desde os Santos Padres, já haviam reflexões teológicas a respeito do homem (Hexameros, Santo Agostinho vai dar uma grande contribuição com a obra Pecado Original, entre outros). Contudo, neste período ainda não se tinha a clara consciência da unidade fundamental que existe entre esses temas aponto de se reuni-los em um tratado.
Na Escolástica a obra Sacramentis Christiani Fidei, de Hugo de São Vitor (séc. XI), vai dar uma resposta mais clara para as seguintes questões: porque e como o homem foi criado? Como caiu e como foi reerguido? Pedro Lombardo também assume um grande interesse por temas de forte teor antropológico. Da mesma maneira acontece com Santo Tomás de Aquino eBoaventura. Tudo isso vai preparando o terreno para a chegada da intitulada: antropologia teológica.
Desde o século XIX até o Concílio Vaticano II os temas antropológicos eram tratados em dois grandes blocos. No Primeiro se tratava dos temas referentes à criação, à elevação, ao pecado e, finalmente, à escatologia; no segundo bloco se tratava sobre a graça. Todavia, ainda não se tem a noção plena do quemais tarde será a antropologia teológica propriamente dita.
Somente em 1957, com o teólogo K. Rahner, num artigo chamado Antropologia Teológica, é que se percebe que os temas relacionados ao homem estavam fragmentados em diversos tratados. Ainda não se tinha reunido esses temas em um ponto de convergência que abarcasse toda a temática num único tratado: o homem, ou melhor, a consciência cristã deque o homem é interpelado por Deus na sua vida. O homem se encontra em um existencial não somente natural, mas também sobrenatural. Ele está em relação com Deus. Está chamado à comunhão, ou seja, ele é um ser que possui uma abertura ao divino. De forma alguma a humanidade é um fechamento a Deus.
Outro fato explicitado por Rahner é a relação que existe entre a antropologia e a cristologia. Em...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • teologia
  • Teologia
  • TEOLOGIA
  • teologia
  • teologia
  • Teología
  • Teologia
  • Teología

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS