Teoria De Enfermagem- Madeleine Leininger

Páginas: 13 (3123 palabras) Publicado: 14 de diciembre de 2012
Escola Superior de Saúde

13º Curso de Licenciatura em Enfermagem

Unidade Curricular: Enfermagem I





Madeleine Leininger

Vida e Teoria do Cuidar Cultural





[pic]


Discentes:
Beatriz Baptista
Carolina Adão
Joselin Freitas
Patricia Pintor
Sofia Pimenta




Instituto Politécnico de Setúbal

Escola Superior de Saúde

1º Ano 1º Semestre

13º Curso deLicenciatura em Enfermagem

Unidade Curricular: Enfermagem I



Madeleine Leininger
Vida e teoria do cuidar cultural






“O cuidado é a essência da enfermagem e um ponto distinto, dominante, central e unificador.”












Docentes: Ana Paula Gato, Paula Leal, Joaquim Lopes, Andreia Cerqueira, Cândida Ferrito, Hugo Franco, Ana Catarina Ribeiro, Celso Ribeiro, ElisabeteMarques, Miguel Oliveira, Susana Duarte, Tatiana Silva, Vânia Teixeira e Luís Meireles

Novembro 2012


Índice


1.Introdução 4

2.Madeleine Leininger 4

3.Teoria do Cuidar Cultural 5

4. Receptividade da comunidade de Enfermagem 8

5.Conclusão 9

6.Referências bibliográficas 9

Anexo 10







1.Introdução



No âmbito da unidade curricular de Enfermagem I,do primeiro semestre do 13º Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, lecionada pelos professores Ana Paula Gato, Paula Leal, Joaquim Lopes, Andreia Cerqueira, Cândida Ferrito, Hugo Franco, Ana Catarina Ribeiro, Celso Ribeiro, Elisabete Marques, Miguel Oliveira, Susana Duarte, Tatiana Silva, Vânia Teixeira e Luís Meireles, realizou-se estetrabalho, seguindo a proposta realizada pelo Professor Joaquim Lopes, sobre as Teorias de Enfermagem. O grupo escolheu, unanimamente, a Teoria do cuidar cultural de Madeleine Leininger, uma vez que nos suscitou interesse.

Os principais objetivos deste trabalho são identificar a escola de pensamento em que a teoria de enfermagem de Leininger se enquadra e o respetivo paradigma, analisara teoria abordando o desenvolvimento do cuidado numa vertente transcultural, apresentar os vários conceitos sobre a teoria definidos pela autora, explicar o modelo Sunrise de investigação e definir os pressupostos desta teoria.

Finalizamos o trabalho com a conclusão onde serão sintetizadas as ideias principais, os conhecimentos que o grupo adequiriu na realização do mesmo e asinfluências desta teoria para o futuro da profissão.


Nota: Para fazer as respetivas referenciações foi utilizada a Norma Portuguesa 405.


2.Madeleine Leininger



Madeleine Leininger nasceu a 13 Julho de 1925 em Sutton, no Nebraska. Licenciou-se em enfermagem, na St.Antony’s School of Nursing, em Denver e, posteriormente, fez um bacharelato em ciência biológica e mestrado em enfermagempsiquiátrica na Catolic University of America. Após a finalização do curso, foi orientadora, enfermeira e enfermeira-chefe numa unidade médico-cirúrgica e abriu uma nova unidade psiquiátrica.

Descobriu, durante a sua estadia no lar de orientação de crianças, que os enfermeiros careciam da compreensão dos fatores culturais que influenciavam o comportamento da criança. Com isto, sentiu,então, a necessidade de alterar essa situação, fazendo um doutoramento em antropologia cultural, social e psicológica na Universidade de Washington, em Seattle, sendo a primeira enfermeira profissional com graduação em enfermagem a fazê-lo. Escreveu o 1º livro sobre enfermagem transcultural Nursing as Athropology: Two Words to Blend e, posteriormente, o livro Transcultural Nursing Concepts, Theories,Research & Practice que serviu de base à formulação da sua teoria, tornando-se fundadora e líder na enfermagem transcultural. Em 1966, a teórica tornou-se professora de enfermagem e de antropologia no primeiro curso de enfermagem transcultural na Universidade do Colorado, ininciando a criação de mais cursos, mestrados e doutoramentos em diferentes escolas do país e do mundo.

Em 1968,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • madeleine leininger
  • Madeleine Leininger
  • Madeleine leininger
  • Madeleine leininger
  • Madeleine Leininger
  • MADELEINE LEININGER
  • Madeleine Leininger Teoria De La Diversidad y La Universalidad
  • Madeleine Leininger. Modelo Transcultural

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS