Thais Linda

Páginas: 22 (5291 palabras) Publicado: 18 de octubre de 2012
1

Noções de cosmologia aristotélica – Uma “metafísica do sensível”

Autor: Sávio Laet de Barros Campos. Bacharel-Licenciado e Pós-Graduado em Filosofia Pela Universidade Federal de Mato Grosso.

1. Introdução

Este despretensioso ensaio tem a intenção de trabalhar quatro conceitos concernentes à física aristotélica, quais sejam: os conceitos de movimento, lugar, tempo e infinito.Procederemos evitando, ao máximo, os cipoais que até hoje medram entre os intérpretes de Aristóteles, e também certas minúcias técnicas que podem antes confundir o leitor que esclarecê-lo. Todavia, será deveras necessário o uso de certos termos técnicos já consagrados. Porém, envidaremos esforços para não deixá-los sem ulteriores apontamentos que, esperamos, possam torná-los mais acessíveis aoentendimento. Primeiro discutiremos acerca do movimento e dos tipos de movimento. Depois, cotejando os textos aristotélicos, tentaremos elaborar uma definição de lugar. Em seguida, passaremos a abordar a questão do tempo, procurando delinear o seu conceito, bem como as suas relações com o movimento e com a alma. Posteriormente, adentraremos na questão do infinito, tentando frisar a peculiaridade que estanoção ganha no pensamento do Estagirita. E’ sabido – mas faz-se mister a advertência – que o que Aristóteles desenvolve não é exatamente uma física, ao menos no sentido que este termo ganhou na modernidade. Na verdade, trata-se mais propriamente de uma “metafísica do sensível” que vem ao encontro da sua própria concepção de physis como sendo uma ciência teorética, precedida pela metafísica, esucedida pela matemática. E’ que, para Aristóteles, ambas as ciências, conquanto distintas, estão interligadas. Cabe frisar, a título de adendo, que o Filósofo foi o primeiro a estudar a physis, não como uma realidade absoluta ou representando a totalidade do ser, mas sim como a totalidade

2

do ser sensível. E’ com Aristóteles, ademais, que o termo natureza passa a designar, propriamente, arealidade sensível. Além disso, vale frisar que muitos aspectos da física aristotélica já foram superados e tornaram-se obsoletos com os avanços inegáveis da física moderna. No entanto, os princípios metafísicos que ele aplicou para poder desenvolver a sua “metafísica do sensível”, continuam senão válidos, decerto inolvidáveis para a compreensão da história da filosofia e justificam-se por si mesmos.Ora, são estes princípios e conceitos que elegemos contemplar, e serão eles que privilegiaremos neste ensaio. A fim de transitarmos na temática proposta, além de perícopes dos livros da Física, frequentaremos uma bibliografia clássica, a saber, Storia della filosofia antica, in cinque volumi, do historiador e estudioso da filosofia Giovanni Reale. Disporemos da edição brasileira – História daFilosofia Antiga: II Platão e Aristóteles – lançada pelas Edições Loyola e trazida ao vernáculo por Marcelo Perine e Henrique Cláudio de Lima Vaz. A edição da qual faremos uso remonta ao ano de 1994. Passemos à análise do conceito de movimento e seus modos.

2. Desenvolvimento

2.1. O movimento

O estudo da physis em Aristóteles é o estudo da realidade sensível, e como esta, por sua vez, estáintrinsecamente ligada ao movimento, é claro que a física aristotélica será, fundamentalmente, um estudo sobre o movimento. Mas o que é o movimento? Os eleatas, sob a legação de que admitir o movimento seria o mesmo que postular a existência do “não-ser”, negaram-no. Entretanto, Aristóteles não tardou em identificar que esta negação provinha de um equívoco, a saber, a concepção unívoca do ser que oseleatas possuíam. Conquanto não use o termo “analógico”, é exatamente a ele que o Estagirita remete quando afirma que o ser diz-se de muitos modos. E o primeiro e mais fundamental par que divide o ser é o ato e a potência. Há, por conseguinte, o “ser-em-ato” e o “ser-em-potência”.

3

Agora bem, a potência é uma capacidade real de “vir-a-ser”, e o ato é o ser já realizado. Portanto, se, por...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • thais
  • thais
  • Thais
  • Lo Lindo
  • lind
  • Linda
  • linda
  • linda

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS