Tipos De Dominação

Páginas: 6 (1255 palabras) Publicado: 10 de abril de 2011
O que é dominação?
A probabilidade de eu encontrar obediência alheia em determinado mandato. Pode ser conquistada por um interesse particular [ação social racional com relação a fins]. Pode ser conquistada por costume [ação social tradicional]. Pode ser conquistada por motivos emotivos [ação social afetiva].
Não basta a dominação própria, tem que ser legitima, caso contrário não perdura notempo, uma base que possibilite a durabilidade da dominação.
Há três tipos de dominação legitima:

- Dominação legal

Utiliza do estatuto, de leis formais das quais todos tem conhecimento. Burocracia [é fundamental para se compreender o que é o estado e o capitalismo modernos][é com seu trabalho racional que permite o desenvolvimento do estado moderno e o desenvolvimento do capitalismomoderno. É a forma de dominação que se expande cada vez mais no mundo moderno][A questão da impessoalidade: quem cumpre certa função, a cumpre como uma obrigação, em troca de uma contribuição (salário) ela não decide o que fazer de acordo com o que bem entende, exclui suas emoções, tem que agir de modo estritamente objetivo e impessoal] Há uma série de atividades regulares, contínuas que sãodeterminadas e constituídas pela lei. Determina seus afazeres e seus deveres. A lei define o que é o cargo, quais as qualificações necessárias para se ocupar aquele cargo.
Os funcionários, quem são?
São designados por um chefe de acordo com suas competências, ou seja, de acordo com sua qualidade profissional. Tem sua obrigação na obediência na norma que diz que ele tem um chefe. Sóobedece à pessoa que é o chefe uma vez que ela está instituída pela lei como alguém na posição de chefe. O último também está subordinado a algo, à lei.{o trabalho feudal é uma ação social com relação a valores}.
O trabalho para o calvinista é uma maneira de prestar graças a Deus. Há uma lógica de dominação do mundo. Isso se expressa de duas maneiras, a primeira; uma dominação técnica danatureza exterior, a segunda; uma dominação da natureza interior, ao se racionalizar a vida de maneira teórica, há um domínio da razão sobre as emoções. Na ética protestante há a idéia de dominação da natureza interior, racionalizando sua conduta para que possa ser expressada a vocação em determinado trabalho.
Um dos tipos fundamentais da racionalização do trabalho burocrático é o totaldesligamento dos valores e emoções no trabalho.
Como se chega a esse ponto?
Através da racionalização da conduta na ética protestante. Não se entende a formação do capitalismo moderno todos esses pontos anteriormente mencionados. A ação social capitalista é a racional com relação a fins, fins esses que são econômicos, normalmente o lucro. Par a realização do cálculo do lucro um mundo estável épreciso. Com um mundo não-estável não se é possível a realização desse cálculo. Não há como investir algo sem a segurança necessária para fazê-lo, pois não haveria como calcular a sua segurança, sem uma lei que garanta isso para a pessoa não há possibilidade de fazê-lo. Caso contrário haverá a influencia do lado pessoal das pessoas que negociam, portanto não há segurança.
O direitoracional é um pressuposto fundamental para o capitalismo. Justamente para assegurar a segurança nas transações, o que permitiria o cálculo do lucro. Organização racional do trabalho: burocracia; sem a burocracia não há capitalismo. Também o ethos racional da condução de vida. Sem esse ethos racional não há a organização racional do trabalho.
[Sem o ethos racional, não há organização racional dotrabalho, sem essa organização não há burocracia e sem burocracia não há capitalismo]
Se há um crescimento cada vez maior da burocracia, a ação social afetiva recua. Pois estará sendo excluída do trabalho. Também há um recuo da ação social tradicional. Com o crescimento da burocracia e expansão do capitalismo, há o recuo da ação social tradicional, e isso ocorre pois há a quebra da relação...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Dominação e legitimidade
  • tipos de láser
  • TIPOS DE LOSAS
  • El tipo
  • Tipo
  • Tipos
  • tipos
  • tipos de estados

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS