Torcidas Jovens: Entre A Festa E A Briga

Páginas: 35 (8679 palabras) Publicado: 30 de noviembre de 2012
1

TORCIDAS JOVENS: ENTRE A FESTA E A BRIGA1

Rosana da Câmara Teixeira.
Doutora em Antropologia (PPGSA-UFRJ) Profa da Faculdade de Educação/UFF

“Inesquecível foi a briga na Praça Saens Pena. Uma briga com integrantes da torcida do Vasco, eles trabalhavam na CUT, né? Aí nós fizemos um pacto, eu e alguns falecidos amigos que infelizmente não estão aqui. Nesse dia estava tendo um jogo doFlamengo e Argentina, de Júniores no Maracanã, então esses integrantes da torcida, eles trabalhavam na CUT e estavam fazendo panfletagem, fazendo umas colagens, negócio de chapa. Aí o que acontece, eles foram trabalhar já na intenção de fazer alguma maldade, porque eles foram armados. Então naquele dia nós tínhamos feito um pacto, ninguém corre, e a pancadaria rolou, eles dando tiro e ninguémcorrendo. Três nossos foram baleados, aí pegamos gente deles e assim foi. Agora, em termos de alegria, foi o título, o título mundial”.

Introdução

As torcidas jovens cariocas2 surgiram entre o final dos anos 60 e o início dos anos 703encontrando-se entre as mais importantes de seus clubes seja em número de participantes, seja pela visibilidade obtida junto à mídia. As imagens e as interpretaçõesveiculadas nos meios de comunicação enfatizam a transgressão e a agressividade deliberada como características centrais desses agrupamentos4. Logo, quando se afirma que estas torcidas são “violentas”, o que está suposto é que elas promovem a “desordem”,

Publicado em Antropolítica. Revista Contemporânea de Antropologia e Ciência Política. Universidade Federal Fluminense. N.10/11. Niterói, Eduff,1o/2o semestres 2001. Pág. 85-104. 2 As argumentações presentes neste artigo estão desenvolvidas na dissertação de mestrado “Os perigos da paixão: filosofia e prática das torcidas jovens cariocas” apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1998. 3 Historicamente, a Torcida Jovem do Flamengo foi o primeiro agrupamento destetipo a se constituir em 6/12/1967, seguida pela Torcida Jovem do Botafogo (9/9/1969), pela Força Jovem do Vasco (criada em 1969, mas oficialmente fundada em 12/2/1970) e pela Young Flu do Fluminense (12/12/1970). 4 Certamente, o material jornalístico não é neutro. Todavia, isso não significa que seja deliberadamente falseado. De acordo com Alvim & Paim (2000) trata-se de uma versão possível: “oprimeiro ensinamento para a utilização do jornal como fonte de pesquisa é não tomar suas matérias como ‘a’ verdade, e sim como formas de abordagem, representações da realidade cujas diferenças só ficam claras durante o processo de análise” (p.17).

1

2

“intimidam”, praticam atos de “delinqüência e “vandalismo”, ferindo-se fisicamente, envolvendo e prejudicando outras pessoas5 . Investigando ascaracterísticas deste tipo de sociabilidade, busco ir além do rótulo de “violentas”, analisando as interpretações daqueles que vivenciam esta experiência social. O que estou sugerindo é que haja algo além da “briga pela briga”. Nesse sentido, o objetivo do presente texto é, não simplesmente fazer o jogo inverso, ou seja, negar que a rivalidade e o conflito sejam elementos presentes em suas ações,mas qualificá-los, procurando entender como são apropriados e reinterpretados pelos torcedores, refletindo sobre as condições sociais em que produzem sua experiência.

Os perigos da paixão

Uma lição que se pode aprender ao estudar o padrão de conduta característico das torcidas organizadas é que o futebol tanto pode significar congraçamento como discórdia. DaMatta (1994) já observou que ofutebol ritualiza a competição, reafirmando ou estabelecendo os piores, os melhores, os ganhadores e os perdedores. Aqui, o conflito é programado por normas conhecidas, não apenas pelos que disputam como pelos espectadores. Contudo, do ponto de vista do tipo de sociabilidade juvenil, experimentada por estas associações, não parece exagero afirmar que, em alguns momentos, o futebol se torna mais...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • FESTO
  • festos
  • Festo
  • festo
  • Festo
  • fest
  • Las Brigadas
  • Brigadas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS