Trabalho Doméstico

Páginas: 32 (7918 palabras) Publicado: 18 de abril de 2012
Serviço Doméstico: elementos políticos de um campo desprovido de ilusões
1

Jurema Brites Apresentarei aqui algumas reflexões extraídas de uma pesquisa etnográfica sobre
serviço doméstico realizada entre os anos de 1995 e 1998, no Espírito Santo. Nesta pesquisa me defrontei com um paradoxo entre a leitura que os estudiosos do serviço doméstico faziam desta ocupação e a opinião das mulherestrabalhadoras que fizeram parte de minha amostra. Enquanto a bibliografia denunciava que os patrões submetiam as empregadas a um sistema de dominação perverso através das relações clientelistas, eu encontrava no meu trabalho de campo evidências cada vez mais abundantes do quanto elas, pelo menos as empregadas domésticas de Jardim Veneza2 , valorizavam este tipo de relacionamento. Nenhuma atitude daspatroas poderia ser mais revoltante do que a “mesquinharia”. Não passar as roupas usadas das crianças para os filhos da empregada, deixar de presenteá-la com um sofá velho, renegar sobras de comida, ou reclamar do sumiço de sabonete – todos esses “presentes”, que os analistas arrolam como o “aviltante pagamento extra-salarial”, faziam, aos olhos das empregadas, a diferença entre uma “boa patroa”e uma que era insuportavelmente avarenta. O serviço doméstico não pode ser considerado exatamente uma ocupação preferida no espectro de escolhas profissionais das trabalhadoras. Entretanto, quando outras opções de inserção no mercado de trabalho se mostram inatingíveis, o serviço doméstico aparece como um trabalho com possibilidades inexistentes no mercado de trabalho formal. Vantagens de negociaradiantamentos, faltas, horários e as ajudas materiais advinda da casa dos patrões foram apontadas como “o que vale a pena” no serviço doméstico.
Campos 3:65-82, 2003.

O problema que minha pesquisa de campo introduziu nesta discussão é que

65

Jurema Brites

as vantagens destacadas pelas empregadas domésticas por mim investigadas coincidem justamente com aqueles fatores que ospesquisadores da condição feminina consideram como as raízes da subordinação que o serviço doméstico acarreta: relações personalistas e clientelistas estruturadas na organização da família patriarcal. Num horizonte cada vez mais marcado pelos chamados da participação política moderna, onde a democracia passa pelo reconhecimento dos direitos de cada um, como encarar essas atitudes sem condená-las aoanacronismo político? Meu dilema era decidir se as empregadas domésticas vivem em um universo político tão “atrasado” que são levadas a avaliar positivamente aquilo que os analistas consideram completamente negativo (ver, por exemplo, Farias 1983; Godsmith 1993; León 1993; Motta 1977), ou se os relacionamentos clientelistas com os patrões são, de fato, táticas que lhes possibilitam tirar o melhorproveito possível de uma situação altamente desfavorável3 . Para tentar responder a essa pergunta, fiz um longo percurso, cheio de percalços. Foi durante o processo da pesquisa que fui me dando conta da natureza inadequada de uma série de conceitos girando em torno da noção de cidadania – conceitos que, até aquele momento, pareciam-me pertinentes. Vi que as críticas usuais dirigidas às práticas“clientelistas” não esclareciam muito daquilo que queria entender, mas se constituiam num ponto de partida para a construção de meu objeto. Passei também pela noção de bilingüismo à Bakhtin que parecia dar melhor conta da dinâmica semi-autônoma da cultura popular que eu pretendia retratar. Mas de novo, aos poucos, fui ficando insatisfeita com o que parecia cada vez mais uma análise que não levava em conta,de forma adequada, a questão da desigualdade política. Foi passando por essas tentativas e erros que cheguei em teóricos tais como S. Colen, E.P Thompson e J. Scott. .

D O C L I E N T E L I S M O À R E P R O D U Ç Ã O E S T R AT I F I C A D A
Um dos traços apontados como característicos da cultura política brasileira, não apenas dos grupos populares, tem sido – nas análises tradicionais –...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • trabalhos
  • Trabalho
  • Trabalho
  • Trabalho
  • Trabalho
  • Trabalho
  • Trabalho
  • Trabalho

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS