Tribunal Marítimo Brasil

Páginas: 5 (1210 palabras) Publicado: 24 de febrero de 2013
Criação
Os tribunais marítimos foram criados pelo Decreto nº 20.829 de 21 de dezembro de 1931, que instituiu a Diretoria de Marinha Mercante, em substituição a Diretoria de Portos e Costas. Tal norma tem como uma das razões de ser o em caso "Baden", navio a vapor alemão que foi atingido por tiros emanados da Fortaleza de Santa Cruz, ao deixar o porto fluminense sem autorização. A falta de órgãocom atribuição para julgar casos dessa espécie levou o evento a ser julgado por um Tribunal alemão, o que levou as autoridades da época a tomarem providência legislativas.
Em seu art. 5º, o decreto determinou a criação dos Tribunais Marítimos Administrativos. Todavia, até hoje não foram instituídos outros Tribunais Marítimos no Brasil além do que está situado no Rio de Janeiro – DistritoFederal na época de criação do Tribunal. A propósito, a legislação atual prevê a existência de apenas um Tribunal Marítimo.
Apesar de criado em 1931, todavia, o Tribunal só recebeu regulamentação legal em 5 de fevereiro de 1954, quando foi promulgada a Lei Orgânica do Tribunal Marítimo, lei nº 2.180/54.
O Tribunal Marítimo é um órgão administrativo, vinculado ao Ministério daMarinha. É órgãoautônomo e importante auxiliar indireto do Poder Judiciário, tem jurisdição em todo o território nacional e sua sede se situa na cidade do Rio de Janeiro.

Composição
Em seu art. 2º, a Lei nº 2.180/54 prevê que o Tribunal marítimo será composto de sete juízes, entre eles um presidente, Oficial-General do Corpo da Armada da ativa ou na atividade; dois Juízes Militares, Oficiais de Marinha, nainatividade; e quatro Juízes civis, todos nomeados pelo Presidente da República.
Os dois Juízes Militares devem ser Capitães-de-Mar-e-Guerra ou Capitães-de-Fragata, sendo um deles do Corpo da Armada e outro do Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais.
Dentre os Juízes Civis, dois são bacharéis em Direito, um deles especializado em Direito Marítimo e outro em Direito Internacional Público; um éespecialista em armação de navios e navegação comercial e outro é Capitão-de-Longo-Curso da Marinha Mercante, todos com idade compreendida entre trinta e cinco e quarenta e oito anos e com mais de cinco anos de experiência na profissão, sejam elas: prática forense, exercício de cargo de direção em empresa de navegação marítima e comando em navios brasileiros de longo curso, respectivamente.
Percebe-se,portanto, que o Tribunal emite pareceres técnicos que auxiliam o Pode Judiciário, exatamente em razão de ser formado por um corpo de juízes estritamente técnico.

Atribuições
Embora a Lei Orgânica do Tribunal Marítimo verse sobre “competência” em seu capítulo II, usaremos aqui a terminologia “atribuição”, já que o vernáculo competência, no Direito, é próprio do Poder Jurisdicional.Ressalta-se, dessa forma, que, apesar do nome, O Tribunal marítimo não é orgão do Poder Judiciário, é órgão administrativo, sendo seus membros denominados juízes apenas por questão de status social.
O Tribunal Marítimo tem como atribuições julgar os acidentes e fatos da navegação e manter o registro da propriedade marítima, bem como as atividades elencadas pelo art. 16 da Lei nº 2.180/54.
A mencionadalei distirbui, ainda, diversas atribuições internas entre o Presidente do Tribunal – como, por exemplo, dirigir os trabalhos do Tribunal, presidir às sessões, propor as questões e apurar o vencido – e os juízes – dirigir os processos que lhe forem distribuídos, proferindo neles os despachos interlocutórios, exempli gratia.
Processo
J Sempre que houver um acidente ou fato da navegação e essechegar ao conhecimento de uma capitania de portos, será iniciada a apuração dos fatos, a qual guarda algumas semelhanças com o processo penal.
Tal apuração se inicia com o inquérito, podendo este ficar a cargo da Capitania dos Portos em cuja jurisdição tiver ocorrido o acidente ou fato da navegação, do primeiro porto de escala ou arribada da embarcação, da Capitania do porto de inscrição da...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Maritimo
  • Tribunales de la haya
  • Tribunales
  • Tribunales
  • Tribunal
  • tribunales
  • Tribunales
  • Tribunales

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS