Turismo, Patrimonio Y Educación

Páginas: 412 (102839 palabras) Publicado: 19 de junio de 2012
Xerardo Pereiro Pérez 

TURISMO C U LT U R A L
Uma visão antropológica

Colección PASOS edita, nº 2 

Xerardo Pereiro Pérez 

TURISMO CULTURAL
Uma visão antropológica

Colección PASOS edita, número 2  www.pasosonline.org 

Turismo Cultural. Uma visão antropológica / Xerardo Pereiro Pérez – El Sauzal (Tenerife. España): ACA y PASOS, RTPC. 2009. 307p. Incluida bibliografía. 1.Turismo y cultura. 2. Cambio cultural. 3. Impactos. 4. Experiencia. I Pereiro, Xerardo. II.

Título. III. PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. IV. Serie 3(304.2):3(316)(379.85)

Edita: Asociación Canaria de Antropología.   PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural  P.O.Box 33. 38360 – El Sauzal  Tenerife (España)  Dieño de cubierta: ast_aluego    Depósito legal: TF 1198‐2009 ISBN (13): 978‐84‐88429‐13‐1 
   

© 2009. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural  www.pasosonline.org  e‐mail: info@pasosonline.org 

PREFACIO

Desde o ponto de vista da antropologia o turismo é acima de tudo um desafio. Desafio este que deriva, em primeiro lugar, do próprio cariz fugidio do objeto: como distinguir na comunidade receptora os efeitos do turismo daqueles outrosdeflagrados por fatores mais gerais, provenientes dos meios de comunicação de massa ou do processo de globalização/mundialização? Como inferir sobre as influências sofridas por visitantes e visitados no âmbito de uma relação social necessariamente transitória e assimétrica? Até que ponto os conceitos mais largamente utilizados no turismo são operacionais no plano empírico observado? Em termossociológicos, o que implica, afinal, ser um turista? Aqui se está a falar de uma atividade cujas conseqüências podem até mesmo se antecipar aos fatos, e cujos principais apelos comerciais são baseados em atributos intangíveis: a experiência, a fantasia, o “espírito do lugar”, a “magia”, a imagem, o bronzeado, a recordação (Selwin, 1996; Simonicca, 2001 e 2007; Santana Talavera & Pinto, 2008). E, a despeitoda sua própria volatilidade, trata-se de um negócio que representa “a maior indústria do mundo e o principal deslocamento humano em tempos de paz na história da humanidade” (OEA, 2008). Quanto às suas conseqüências, estas podem ser mesuradas, por exemplo, na recomendação da seguinte oração pela Igreja Ortodoxa grega, na década de 1970: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade das cidades,das ilhas e dos povoados desta Pátria Ortodoxa, assim como dos santos monasterios que vêm sendo assolados pela onda turística mundial. Concede-nos a graça de uma solução para este dramático problema e protege aos nossos irmãos submetidos a uma dura prova pelo espírito modernista destes invasores ocidentais contemporâneos (Smith and Turner, 1973, 55 apud Crick, 1992). Da sua “pré-história” elitistae inicipiente, anotada a partir de fins do século XIX, até sua viragem massiva após a Segunda Guerra Mundial, proporcionada por um conjunto de disposições econômicas, tecnológicas e sócio-culturais que foram se constituindo paulatinamente nesse lapso temporal, o turismo se espraiou pelos mais diversos rincões do mundo, reconfigurando e re-localizando os mais distintos espaços sociais. E nesseprocesso ele próprio foi se alterando de forma cada vez mais intensa, apresentando uma miríade de variações motivacionais, de derivações simbólicas, de usos do espaço e, por conseqüência, de novas disposições atitudinais dos turistas, dotado que é de um caráter altamente mutante e adaptativo (Santana Talavera, 1997). Desse modo, o turismo só pode ser entendido se pensado enquanto um sistemanão-linear, multifoliado, complexo, excêntrico e inconstante, uma vez que sua evolução e ramificação se tornaram imprevisíveis, apresentando vários centros simultaneamente autônomos e interdependentes e pelos quais cresce, transborda e se reproduz, à guisa de um rizoma (Deleuze e Guattari, 1999, 32; Barretto, 2009, 11-13).
I

É essa complexidade que leva alguns autores a classificar o turismo como...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • PATRIMONIO Y TURISMO
  • Patrimonio y turismo
  • gestion del patrimonio y turismo cultural
  • Identidad, patrimonio y turismo
  • Patrimonio Cultural y Turismo
  • Relacion entre turismo y patrimonio
  • Turismo en la educacion
  • recension de turismo urbano y patrimonio cultural

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS