Verdade material

Páginas: 13 (3049 palabras) Publicado: 25 de febrero de 2012
O PRINCÍPIO DA VERDADE MATERIAL NO DIREITO TRIBUTÁRIO


Demetrius Nichele Macei[1]


1. O que é a “Verdade”?


Para Plácido e Silva[2], verdadeiro é tudo o que é real, autêntico, legítimo, fiel, exato, opondo-se assim ao sentido de inexistente, falso, ilegítimo, infiel.


Sem adentrar nas questões filosóficas que envolvem o tema, temos um senso comum do que é o verdadeiro e o falso,o real e o inexistente etc. Este senso comum é suficiente para dizer que não existe meio-verdadeiro, ou meio-real. Ou seja: a Verdade é conceituada de modo absoluto, não depende de fatores extrínsecos. Na linguagem popular: “A verdade é uma só”.


Contudo, a teoria do Direito Processual reconhece duas espécies de verdade, catalogadas em caráter principiológico: a verdade formal e a verdadematerial.


A verdade formal é um dos princípios regentes do Direito Processual Civil. Estará sendo atendido tal princípio quando o Juiz desconsiderar tudo aquilo que não conste nos autos. Trata-se de mais uma das tantas ficções do direito, a de “classificar” as Verdades para dar-lhes efeitos diversos.


A verdade material, por sua vez, é o oposto. O julgador pode considerar fatos ocorridosque não tenham sido necessariamente comunicados pelas partes nos autos.
O processo penal é regido pela Verdade Material.


A conclusão preliminar é de que a acepção de verdade é diametralmente oposta em razão da espécie de Processo. Conclusão no mínimo curiosa. Pergunta-se aqui: que diferença tão importante é essa que justifica situações tão antagônicas? Em que difere a norma processualcivil da penal, neste particular?


Na lição de José Frederico Marques, as situações que contempladas na chamada jurisdição civil é obtida por mera exclusão. Em outras palavras, o processo civil regeria os litígios que não sejam especiais (militar, do trabalho etc), não-judiciários (Poder Legislativo, Tribunal de contas) ou Penais. Segundo o autor, a chamada legislação ordinária compreende aatividade do Estado na solução dos conflitos penais e civis.


Assim, o processo civil rege todos os conflitos ordinários não-penais[3].


A jurisdição, enquanto poder do Estado em “dizer o direito”, é exercido de forma diferente quando a questão é civil ou penal. No cível, o Estado limita-se a garantir o direito de ação, por vias estreitas de acesso à justiça e de prazos fulminantementepreclusivos. No crime, o aparato estatal põe-se claramente entre o Estado e o acusado, entre a pretensão punitiva e o direito a liberdade.


Assim o Processo Penal protege enquanto o Civil preside. Não deveria ser assim. A tutela jurisdicional do Estado visa em última análise a paz social e a paz social é plenamente atingida quando é dado a cada um o que é seu.


A chamada verdade materialtambém tem sua irradiação em outros ramos do Direito. Princípio basilar do Direito do Trabalho é a chamada Primazia da Realidade[4]. No Direito administrativo o Princípio da Verdade material já é consagrado[5] como imperativo.


2. O Princípio da Segurança Jurídica

Cândido Rangel Dinamarco, estudando o que denomina ser o escopo social do processo, conclui que as relações sociais causamfrequentemente no indivíduo insatisfações, sentimentos psíquicos que costumam acompanhar a percepção ou a ameaça de uma carência. Essa insatisfação é que pretende o Estado eliminar na sua atividade jurisdicional[6].

O Estado procura então criar um clima favorável entre as pessoas, um clima de paz social, enfim. Isso ocorre mesmo havendo a parte vencida, pois as partes aceitam a decisão como definitivae soberana. Obviamente, para ser reconhecida a decisão como definitiva e soberana, e sobretudo ser respeitada pelas partes e terceiros, a mesma deve ser obtida por meio de critérios justos[7].

É aí que surge o Princípio da Segurança Jurídica, pois diante da impossibilidade de tomar a decisão absolutamente justa, seja pela falta de elementos fáticos, seja pela falta de tempo, desse...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Verdades
  • Las verdades
  • Verdades
  • Verdades:$
  • las verdades
  • Las Verdades
  • Las verdades
  • verdades

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS