Viento distante

Páginas: 2 (351 palabras) Publicado: 5 de septiembre de 2012
E. B. 2/3 Castêlo Maia MATEMÁTICA – 8º ANO
Lugares Geométricos 2010 / 2011

1.

Numa ilha está escondido um tesouro. O Paulo encontrou um mapa da ilha onde estavam assinalados trêspontos, A, B e C, uma estrada e um rio, atravessado pela ponte, P, como se mostra na figura seguinte.

O mapa tinha inscrito, em código, o seguinte: “O tesouro está a menos de 3 km da ponte, amais de 3 km do castelo e do buraco negro e igualmente distanciado do açude e do castelo” Usa material de desenho e, tendo em conta a escala indicada no mapa, assinala a cor verde a zona onde épossível encontrar o tesouro.

2.

Na figura ao lado a linha curva representa um rio e os pontos A e B duas localidades. Vai ser construído uma ponte que deve ficar igualmente distanciadados pontos A e B.

Determina os pontos onde pode ser construída a referida ponte.

3.

O Miguel vê televisão, na sala de estar, sentado a 3m do televisor. Na figura abaixo, estádesenhada a planta desta sala, à escala de 1:50. O ponto A representa o local onde o Miguel se senta para ver televisão. Recorrendo a material de desenho e de medição, assinala na planta todos ospontos da sala em que o televisor pode estar. Apresenta todos os cáulculos efectuados.

4.

Na figura estão representados três edifícios, A, B, C.

a)

Os condomínios dos três edifíciosestão a decidir onde deve ser colocada uma piscina de modo que fique à mesma distância dos edifícios A e B e, também, à mesma distância dos edifícios A e C. Usando material de desenho e demedição, assinala o lugar onde deverá ficar situada a piscina.

b) Junto a um dos edifícios há uma quinta onde está presa uma cabra, como se mostra na figura ao lado. A corda que prende a cabratem 3 metros de comprimento. Desenha à escala de 1:100 um esquema que descreva a figura e assinala a parte do terreno a que a cabra tenha acesso.

Bom trabalho! Professora Sara Ramos

Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El viento distante
  • El Viento Distante
  • Análisis Viento Distante
  • El Viento Distante De Jose Emilio Pacheco
  • Viento distante
  • El viento distante
  • viento distante
  • Viento distante

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS