Villa barbaro

Páginas: 8 (1842 palabras) Publicado: 9 de abril de 2010
PALLADIO: UMA INTRODUÇÃO
Andrea di Pietro della Gondola 1, de seu verdadeiro nome, (Pádua, 30 de Novembro de 1508 — Vicenza, 19 de Agosto de 1580) notabilizou-se na arquitectura renascentista italiana. O nome pelo qual viria a ser conhecido, Palladio, é-lhe dado por um dos seus mais importantes tutores, Gian Giorgio Trissino 2, quando completa a sua formação.
Vendo o potencial num pedreiro de30 anos que era Palladio, Giangiorgio Trissino encarrega-se então da educação básica de Andrea. Trissino conduziu-lhe uma aprendizagem humanística fundada no saber aristotélico.
Para além de Trissino, surge também em 1550, quando este morre, Daniele Barbaro 3, que com fundamento humanista, continua a fomentar a obra educativa e formativa de Andrea. Barbaro desempenha um papel fulcral nodesenvolvimento arquitectónico e intelectual de Palladio pois para além da influência no que se identifica como sendo o segundo ciclo de estudos de Andrea, possibilita novas viagens, que lhe abrem os horizontes e desenvolvem a visão própria e enriquecem os conhecimentos.
Palladio apresenta-se então como figura central do renascimento italiano e como influência em todo mundo a partir do século XVII. Comuma capacidade de desenho notável uma capacidade interpretativa e crítica do que se fez até ao momento em que viveu, Palladio inova como nenhum o fez, mesmo a partir do passado. A sua formação como pedreiro alia-se ao seu génio teórico, desenvolvendo a arquitectura baseando os seus pensamentos e reflexões em provas físicas da experiência e saberes adquiridos.
Um dos feitos mais importantes dePalladio foi, sem dúvida, os I Quattro Libri, como factor de divulgação da cultura clássica, do estudo de outros tratados, como por exemplo Vitrúvio e Alberti, e da paixão pela arquitectura nova de Roma ou pelos seus monumentos.
A Antiguidade, sempre presente na mente palladiana, permite-lhe ter uma vasta noção de edifícios da antiguidade romana, descrevendo-os e ilustrando-os, assim como dando contados vários materiais usados e processos construtivos a que se recorreu.
Esta pesquisa torna-se fulcral para a sua concepção arquitectónica, seja em Pallazzos, Villas ou Teatros… Seja ela qual fosse, a obra era pautada por um rigor, por simplicidade e por uma geometria próprios da Antiguidade e do próprio Pallado. À semelhança de outros autores renascentistas, mas como uma mestria invejável,Palladio empregava uma série de conceitos matemáticos para o estabelecimento de proporções que eram associados à filosofia e até à música, essenciais para a conquista da beleza, da funcionalidade e da solidez estrutural, os "três pilares" da sua doutrina, apresentados no seu próprio tratado, I Quattro Libri dell'Architettura 4.
Podemos dizer que Palladio, mais que tudo, era um prático, pelo menosno que diz respeito ao destino que procurava dar às suas obras. Estas tinham de responder à realidade e às necessidades da comunidade, assim como à escala da economia local. O seu rigor e geometria “elementar” confere-lhes qualidades inegáveis, conduzindo a uma simplicidade nunca antes atingida e que não só marca o Renascimento mas também todo o panorama histórico da Arquitectura Mundial.PROXIMAÇÃO À DE VILLA DI MASER
Nos inícios da década de 50 do século XVI Veneza 5 florescia. Era uma rota importante para com o oriente e a maior parte da população vivia do comércio marítimo. A sua intensidade fez desprezar a agricultura, mas graças à tomada de Constantinopla em 1453 e à descoberta de uma rota directa para a Índia por Vasco da Gama, esta voltou a ter importância na economiaveneziana.
Neste contexto, a agricultura é fomentada por decreto e atrai pessoas com grandes posses, levando à criação das villas. Estas tanto serviam como uma casa de controlo, onde os donos operavam o seu negócio, ou casa de retiro para férias, por exemplo.
A villa Barbaro (1554), localizada em Maser, funciona com o objectivo de funcionar como residência principal dos seus donos, os irmãos Barbaro,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • barbarismo
  • BARBARISMOS
  • barbarismos
  • Barbarismo
  • los barbarismos
  • Barbaro
  • Barbarismos
  • Los bárbaros

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS