Volta al mundo en ochenta dias

Páginas: 37 (9221 palabras) Publicado: 5 de abril de 2011
A VOLTA AO MUNDO
EM
OITENTA DIAS



CAPÍTULO 1

EM QUE PHILEAS FOGG E PASSEPARTOUT RECIPROCAMENTE SE ACEITAM, O PRIMEIRO NA QUALIDADE DE PATRÃO, O SEGUNDO NA DE CRIADO



Em 1872, a casa de número 7 da Saville Row, Burlington Gardens — casa em que Sheridan morrera em 1814 — era habitada por Phileas Fogg, esquire, um dos membros mais singulares e destacados do Reform Club deLondres, apesar de todo seu esforço em evitar, segundo parecia, chamar a atenção sobre si.
A um dos maiores oradores que honram a Inglaterra, sucedia pois este Phileas Fogg, personagem enigmático, de quem nada se sabia, salvo que era homem muito polido e um dos mais perfeitos gentlemen da alta sociedade inglesa.
Diziam que era parecido com Byron — pela cabeça, pois que era irrepreensívelquanto aos pés — mas um Byron de bigode e suíças, um Byron impassível, que teria vivido mil anos sem envelhecer.
Inglês, seguramente, Phileas Fogg não era talvez londrino. Nunca o tinham visto nem na Bolsa, nem no Banco, nem em nenhum dos corredores da City. Nem as bacias e docas de Londres jamais tinham recebido um navio cujo armador fosse Phileas Fogg. Este gentleman não figurava emnenhuma gerência administrativa. Nunca seu nome ressoara em algum escritório de advogados, nem no Temple, nem em Lincoln’s Inn, nem em Gray’s Inn. Jamais pleiteara à Corte do chanceler, nem ao Banco da Rainha, ao Tesouro (Exchequer), nem a qualquer Corte eclesiástica. Não era industrial, nem negociante, nem comerciante, nem agricultor. Não fazia parte nem da Instituição real da Grã-Bretanha, nem daInstituição de Londres, nem da Instituicão dos Artesãos, nem da Instituição Russell, nem da Instituição literária do Oeste, nem da Instituição do Direito, nem desta Instituição das Artes e das Ciências reunidas, que está sob o patrocínio direto de Sua Graciosa Majestade. Não pertencia, resumindo, a nenhuma das numerosas sociedades que pululam na capital da Inglaterra, da Sociedade da Armônica àSociedade entomológica, fundada principalmente com a finalidade de promover a destruição dos insetos nocivos.
Phileas Fogg era membro do Reform Club, e só.
A quem se admirasse de que um gentleman tão misterioso figurasse entre os membros desta distinta associação, responderíamos que foi admitido graças à recomendação dos Baring, junto aos quais tinha crédito aberto. Além disso, Phileas Foggapresentava um certo ar de respeitabilidade por serem os seus cheques pagos à vista, debitados em sua conta corrente invariavelmente credora.
Phileas Fogg seria rico? Incontestavelmente. Mas como fizera fortuna era o que os mais bem informados não poderiam dizer, e Mr. Fogg seria o último a quem conviria indagar. Em todo caso, não era nada pródigo, mas sem ser ávaro, porque onde quer quefaltasse uma contribuição para algo nobre, útil ou generoso, contribuía silenciosa e mesmo anonimamente.
Em suma, ninguém menos comunicativo do que este gentleman. Falava o menos possível, e parecia tanto mais misterioso quanto mais silencioso se mostrava. Embora vivesse às claras, tudo o que fazia era tão matematicamente sempre o mesmo, que a imaginação, insatisfeita, procuraria ver além.Teria viajado? Era provável, porque ninguém conhecia melhor do que ele o mapa terrestre. Não havia lugar, por afastado que fosse, de que não parecesse ter conhecimento especial. Às vezes, mas em poucas palavras, breves e claras, corrigia os mil boatos que circulavam no club a propósito de viajantes perdidos ou extraviados; indicava as verdadeiras probabilidades, e suas palavras muitas vezesacharam-se como que inspiradas por uma espécie de dom profético, uma vez que o que acontecia acabava sempre por as justificar. Era um homem que devia ter viajado por toda a parte — pelo menos em espírito.
O que era certo, todavia, é que Phileas Fogg havia muitos anos que não saia de Londres. Os que tinham tido a honra de o conhecer um pouco mais que os outros, atestavam que — salvo o caminho...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • La vuelta al mundo en ochenta dias
  • La Vuelta Al Mundo En Ochenta Dias
  • Análisis de ''La vuelta al mundo en ochenta días''
  • Informe "La vuelta al mundo en ochenta dias"
  • Prueba La Vuelta Al Mundo En Ochenta Días
  • Ficha de Lectura la vuelta al mundo en ochenta dias
  • Judy Moody La Vuelta Al Mundo En Ochenta Dias
  • La vuelta al mundo en ochenta dias

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS