A Criação Neológica No Discurso De Odorico Paraguaçu: Uma Construção De Estilo Na Obra “O Bem Amado” De Dias Gomes

Páginas: 12 (2768 palabras) Publicado: 28 de septiembre de 2011
A CRIAÇÃO NEOLÓGICA NO DISCURSO DE ODORICO PARAGUAÇU:
UMA CONSTRUÇÃO DE ESTILO NA OBRA “O BEM AMADO” DE DIAS GOMES

1. INTRODUÇÃO

É sabido que o acervo lexical de uma língua está sempre em movimento, renovando-se, formalizando assim, características singulares e intrínsecas da dinâmica da renovação lexical a que todas as línguas estão submetidas. Neste universo de multipluraridade, aevolução decorre em momentos específicos: palavras sendo criadas, palavras em pleno uso e palavras que caíram em desuso.
Através do signo linguístico, o homem constrói seu universo comunicativo, nomeando e registrando coisas no mundo. É através da mutabilidade das estruturas lexicais que ele interage com este mundo, estreitando as relações entre língua, cultura e sociedade. Deste modo, as criaçõeslexicais surgem para representar as novas formalizações resultantes dessa relação. Elas podem se firmar em processos espontâneos ou provocados, mesmo porque, por trás de todo ato comunicativo existe algo mais do que simplesmente transmitir uma mensagem. Até um mero texto referencial, objetivo, ele carrega consigo um aspecto intencional, seja um desejo de impressionar o interlocutor, seja um desejo demarcar uma posição.
De acordo com alguns registros históricos, os povos antigos, por exemplo, gregos e romanos, escreviam as mensagens em tábuas de cera e o estilo era registrado em uma das extremidades para marcar os caracteres, e achatados na outra, para fazer correções, supressões ou apagar o que já havia escrito. Ou seja, mesmo em temos remotos, a questão do estilo se torna presente como umamaneira de definir o modo pelo qual um artista apresenta sua obra. De um modo específico, o estilo é o modo particular de exprimirmos o pensamento, através do conjunto de procedimentos e vozes que fazem a língua representar a exteriorização psíquica e de apelo.
Um dos objetivos da Estilística é justamente analisar a escolha vocabular feita, verificando-se de que maneira se consegue com ela efeitosestéticos e expressividade, e, sobretudo, tentando-se chegar à intenção do enunciador por meio do estilo encontrado em seu texto. Assim, Dias Gomes em sua obra “O Bem Amado”, apresenta o personagem “Odorico Paraguaçu”, que através de seu discurso político, traz marcas linguísticas de plurissignificação construídas essencialmente pela criação neológica, que dá ao personagem um estilo próprio esingular na história da literatura brasileira.

2. O “estilo” como expressividade dos textos literários

A definição de estilo se choca com uma grande pluralidade de conceitos defendidos por diversos teóricos: o estilo é visto como elaboração, como desvio, como conotação (MARTINS, 1997, p.1-3). É o homem (Buffon), é o pensamento (Rémy de Gourmond), é a obra (Sayce). É surpresa (Kibédi Varga), éexpectativa frustrada (Jakobson), é um conjunto de probabilidades contextuais (Archibald Hill), é um fenômeno humano de grande complexidade (Mounin).
Segundo Guiraud (1978), o estilo está ligado à escola: “Qualidade do enunciado, resultante de uma escolha que faz, dentre os elementos constitutivos de uma determinada língua, aquele que a emprega em uma circunstância determinada.”
O direito deescolher o que usar, quando usar e como usar faz com que escritores marquem épocas e perpetuam personagens, assim como fez Guimarães Rosa, “mestre” na reinvenção da linguagem, Dias Gomes ao criar o discurso de Odorico, o fez obviamente de maneira intencional, carregando ideologicamente seu personagem de um estilo crítico e ao mesmo tempo satírico.
De acordo com Mikhail Bakhtin:
O que serve como baseno romance humorístico é o modo absolutamente específico do emprego da linguagem comum. Essa linguagem comumente falada e escrita pela média de um dado ambiente é tomada pelo autor precisamente como opinião corrente, a atitude verbal para com os seres e coisas, normal para com certo meio social, o ponto de vista e o juízo correntes. (...) O estilo humorístico exige esse movimento vivo do autor...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Segurança Na Arquitetura E Construção
  • Obra Ña Catita
  • Obra Ña Catita
  • Los Días De Bernal Obra De Terroro
  • El teatro nacional fue una obra de estilo
  • estilos y estructuras de discurso
  • DISCURSO Y OBRA DE LA INDEPENDECIA DE MEXICO
  • resumen obra todos los días de mi vida

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS