A Diferenciação De Produtos Na Cadeia Produtiva Do Açucar: O Processo De Produção Dos Açúcares Líquido E Líquido Invertido

Páginas: 7 (1539 palabras) Publicado: 20 de octubre de 2012
A DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS NA CADEIA PRODUTIVA DO AÇUCAR: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS AÇÚCARES LÍQUIDO E LÍQUIDO INVERTIDO

A realidade do setor agroindustrial brasileiro vêm se modificando a cada dia mais, visto que as exigências são por menores custos, diversidade de produtos, confiabilidade e redução de prazos de entrega, melhoria no controle de qualidade e da flexibilidade para adiferenciação produtiva. Desta forma, o mercado pede investimentos no setor tecnológico e organizacional. Pode-se citar a vertente denominada como setor sucroalcooleiro como um exemplo disso. Ocorreram diversas transformações visando melhorias nos produtos e na produção. Uma independência de mercado prevalecia no passado, e o que vemos hoje é a unificação de vários grupos de usinas, com dinâmicas derelacionamentos com seus clientes inovadas.
O objetivo do artigo foi apresentar mudanças que ocorreram nesse setor, devido à necessidade de diferenciação de produtos do açúcar; no caso se trata do açúcar líquido e o líquido invertido.
Como citado anteriormente, a tendência à integração das empresas do setor sucroalcooleiro e demais indústrias de alimentos só fortalecem o seu posicionamento junto aomercado industrial. A literatura já previa esses avanços, dizendo que o fluxo tecnológico caminha em busca de eficiência e maior produtividade em seus processos, tanto produtivos quanto logísticos; ainda foi dito que o fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas entre as empresas iria aumentar, gerando a cadeia de suplementos. As indústrias estão procurando gerar as redes industriais.A cadeia de suprimento inicia-se anterior à usina, desde o plantio da cana-de-açúcar até sua colheita, que serve de insumo para a produção do açúcar que segue nos canais logísticos.
Devido à crise dos anos noventa, as usinas tenderam a estabelecer alianças com transnacionais para diferenciar seus produtos. É claro que essas alianças acabaram sendo uma bifurcação no mercado do açúcar; astecnologias de preparo do açúcar no Brasil são teoricamente desconhecidas pelos outros países. Estes não possuem nem matérias-primas e nem conhecimento necessários ao processamento primário do açúcar, e acabam por comprar daqui e terminando o processo. Isso reduz custos de produção e de importação dos países de interesse, porém, o Brasil acaba reduzindo seus lucros. Mesmo com isso, ocorreu ainternacionalização de segmentos componentes da cadeia produtiva do açúcar.
É entendido como diversificação de produtos sempre que, sem abandonar completamente suas antigas linhas de produtos, ela inicia a fabricação de outros, suficientemente diversos dos que já produz e cuja produção implique em mudanças significativas. Compreende ainda a incrementos na variedade de produtos finais fabricados e no número deáreas básicas de produção, nas quais a firma opera, fortalecendo assim a integração vertical a montante e a jusante.
Uma forma de diferenciação são os açucares líquidos e invertidos. Através dessa diversificação de produtos, ocorre a produtiva também, iniciando a produção desses açucares e proporcionando uma maior agregação de valor ao produto da usina; ainda a melhoria da qualidade da canaesmagada, revertendo na melhoria do açúcar; a busca de novos mercados, lembrando dos açucares dietéticos e light, orgânico, álcool neutro usado em farmacêuticos; o reaproveitamento de subprodutos, como o bagaço (combustível das caldeiras).
Várias devem ser as iniciativas adotadas pelas usinas para a inovação tecnológica e organizacional, entre as quais podemos citar: as fusões entre usinas; contrataçãode prestadores de serviço, com mais conhecimentos acerca do plantio e processamento da cana; sistemas digitais, com o uso de equipamentos sensores para um controle mais automatizado da produção industrial; equipamentos que visem a redução de energia gasta e a melhoria na qualidade do açúcar e produtividade; criação de departamentos comerciais para gerência de vendas internas e para o mercado...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Impacro Tributario Na Cadeia Produtiva De Carne
  • produto
  • Produtivos
  • destilacion de dos liquidos inmiscibles
  • Produtos Notables
  • Starbucks Produtos
  • Desarrollo De Produtos
  • PRODUTOS SUSTITUTIVOS

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS