A Importância Da Interculturalidade Para As Relações Étnico-Raciais Na Educação E A Importância Da Existência Da Lei 10.639 Na Ampliação Deste Debate

Páginas: 7 (1514 palabras) Publicado: 18 de octubre de 2011
DISCIPLINA DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO
PROFESSORA:CARMEM DELEACIL RIBEIRO GAVIOLI

A IMPORTÂNCIA DA INTERCULTURALIDADE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA DA LEI 10.639 NA AMPLIAÇÃO DESTE DEBATE

ALUNA: Renata da Silva Miranda

SANTA MARIA, MAIO DE 2011INTRODUÇÃO

A Interculturalidade vêm ganhando um espaço muito grande em discussões de várias áreas do saber.Devido a essa crescente importância urge realizar reflexões de como se procede a noção de interculturalidade , e a importância de sua aplicação na discussão sobre as relações étnico-raciais na educação e também a importância da existência de leis como a 10.639 para a implementação deste debate.A INTERCULTURALIDADE

O conceito básico de interculturalidade está calcado na noção de interrelação entre diferentes culturas, é o diálogo de cada pessoa em individual com as diversas influências culturais a que está exposta, é uma relação dialógica e igualitária entre pessoas que pertencem a grupos culturais diferentes.

“O prefixo inter indica uma relaçãoentre vários elementos diferentes: marca uma reciprocidade (interação, intercâmbio, ruptura do isolamento) e, ao mesmo tempo uma separação ou disjuntiva (interdição, interposição, diferença). Este prefixo não corresponde a um ‘mero indicador retórico, mas se refere a um processo dinâmico marcado pela reciprocidade de perspectivas’. Estas perspectivas são representações sociais construídas eminteração. (FORQUIM, 2000, p.62)

No meio educacional é cada vez mais freqüente debates em torno desta questão, uma vez que trabalhar a diversidade de culturas está intrinsecamente relacionada à prática educativa. Diante disso é cada vez mais necessário ampliar este debate, sobre como proceder a uma educação intercultural nas escolas.

Para se promover uma educação intercultural é preciso,em primeiro lugar reconhecer o caráter desigual da sociedade em que estamos inseridos, desconstruir a noção de monocultura que está presente nas organizações educacionais e debater novas políticas educativas, é preciso ampliar também as discussões sobre os materiais didáticos e os conteúdos que fazem parte dele, uma vez que a prática da educação se dá por meio destes.

Trabalhar a noção deinterculturalidade no âmbito educacional é priorizar a relação com o “outro”, é enfatizar como cada um se vê através das relações estabelecidas com diversos indivíduos.O campo educacional só tem a enriquecer se levar em consideração essas diversas bagagens culturais .

É muito importante para uma educação intercultural no ambiente educacional, que haja projetos visando trabalhar comgrupos de diversas procedências sociais, étnicas, religiosas, culturais. É preciso romper com as tendências monoculturais presentes nas instituições o que acarreta um grande desafio à educação.

A educação intercultural não pode ser reduzida a algumas situações e/ou atividades realizadas em momentos específicos. Deve ter um enfoque geral que deve afetar todos os indivíduos da comunidade etodas as dimensões do processo educativo, assim como os diferentes âmbitos em que ele se desenvolve.

A promoção de uma educação intercultural é uma questão complexa, que exige problematizar diferentes elementos do modo como hoje, em geral, concebemos nossas práticas educativas e sociais. As relações entre direitos humanos, diferenças culturais e educação nos colocam no horizonte daafirmação da dignidade humana num mundo que parece não ter mais esta convicção como referência radical. Neste sentido trata-se de afirmar uma perspectiva alternativa de construção social, política e educacional.

A Importância da existência da lei 10.639 para ampliação deste debate

A Lei 10.639 foi sancionada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva no dia 09 de Janeiro de 2003 e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Na da mas
  • Feldepato: ¿un negocio que no da na´?
  • Momentos da psicologia na educação
  • Importancia da Filosofia
  • yo no se que na da se
  • a que proyectos se les da mayor importancia
  • as,da
  • Para dios no hay na da imposible

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS