A jurema sagrada

Páginas: 15 (3542 palabras) Publicado: 6 de enero de 2012
DOS INDÍGENAS AOS MESTRES DO ENCANTADO: UM ESTUDO DO RITUAL DA JUREMA SAGRADA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA

Sócrates Pereira Ferreira 

A pesquisa apresentada neste projeto surge sob uma serie de fatores nos mais diversos campos do conhecimento científico. Num enfoque antropológico ela retrata uma das esferas mais importantes do ser humano, o religioso, é através desse religioso que podemosencontrar modificações na rotina e conhecer a historia de um povo. Sob a ótica da psicologia é possível investigar as representações que as pessoas possuem sobre o religioso, no nosso caso sobre o Culto do Catimbó-Jurema nos arredores da cidade de João Pessoa.
Porém é em sociologia que buscamos entender esse fenômeno, onde o estudo das religiões nos permite explicar uma realidade atual, que podeafetar nosso modo de agir, nosso modo de pensar, sendo essa realidade muito próxima a nós e especificamente o homem, que segundo Durkheim (1912), “o homem de hoje, pois não há outro que estejamos mais interessados em conhecer bem.” (p.22)
O interesse pelo estudo das modificações que ocorreram no ritual do Catimbó-Jurema na cidade de João Pessoa, parte da investigação de documentários e materiaisanteriormente pesquisados sobre os ritos afro-brasileiros e as influências das diversas religiões nos rituais do catimbó-jurema da cidade de João Pessoa, também observadas em visitas a locais do culto de Jurema e de outros cultos oriundos de práticas afro-brasileiras (terreiros), que fazem parte de pesquisas que são levadas a cabo pelo Grupo EGBÉ do programa de pós-graduação em sociologia daUniversidade Federal da Paraíba.
Partindo dessa premissa focamos nosso presente estudo em uma característica regional e bem especifica dos cultos afro-brasileiros na Paraíba, o catimbó-jurema e as modificações que esse culto sofreu com todo processo de urbanização e a dissipação de diversas outras formas de religiões no panteão afro-brasileiro, como o candomblé, a umbanda o culto os preto-velhos e atémesmo o “Toré dos índios” com o manejo de plantas em seus rituais, os quais percebemos como grande influência no nosso objeto de estudo.
Nossa investigação nos remete de modo descritivo os rituais do catimbó-jurema na cidade de João Pessoa e nos faz traçar como objetivo principal a discrição e o registro deste culto e suas modificações nos dias atuais remetendo-nos secundariamente a ampliar oconceito de catimbó-jurema e a visão que tem os fieis deste culto sobre o ritual nos terreiros da cidade de João Pessoa, em pleno século XXI.
O método descritivo de pesquisa, segundo Gil (2008, p. 42), “têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno, ou então, o estabelecimento de relações entre variáveis”, desta forma utilizaremos de algunsprocedimentos metodológicos que nos permitam através dos mais diversos meios coletar dados dos fenômenos.
È importante frisar que vivemos hoje sob uma constante necessidade de investigações na área das religiões, época que a sociedade caminha para um busca mais investigativa acerca dos deuses e de suas crenças. O catimbó-jurema dentro das religiões afro descendentes emerge com um diferencial a nível deBrasil e Paraíba, neste estado, mais especificamente na cidade de Alhandra ocorre um processo de tombamento das áreas pertencentes a antigos “fieis” desse ritual, bem como pesquisas anteriores, a exemplo do Professor René Vendezande (1975), Elisa Cabral (1995), Assunção (2006), dentre outros, que relatam a importância deste espaço para a Jurema Sagrada ou Catimbó-Jurema.
Portanto trata-setambém de uma pesquisa de interesse sócio-cultural e religioso. Religioso por que retrata aos templos de culto um importante dado e para nós acadêmicos, por mais que pareça positivista, retrata momentos e fases das religiões afro-brasileiras no Brasil e a influências que essas tiveram na Paraíba e especialmente o Culto a Jurema Sagrada.
O direcionamento para o estudo dar-se de modo sócio-cultural e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • LO SAGRADO
  • sagr
  • Lo sagrado
  • Sagrado Yo
  • lo sagrado
  • Lo sagrado
  • Sagrada
  • El manto sagrado

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS