A linguagem de josé lins do rego

Páginas: 18 (4321 palabras) Publicado: 20 de noviembre de 2011
A LINGUAGEM DE JOSÉ LINS DO RÊGO: VARIAÇÃO REGIONAL E SOCIAL

Maria do Socorro Silva de Aragão
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal da Paraíba

A obra de José Lins do Rego, é ele mesmo.
É profundamente triste.
É uma epopéia da tristeza,
da tristeza da sua terra e da sua gente,
da tristeza do Brasil.

Otto Maria Carpeaux
in Fogo Morto
INTRODUÇÃOJosé Lins do Rego, um dos mais importantes escritores paraibanos e nacionais, tem uma obra multifacetada que abrange do romance às memórias, passando pelos relatos de viagens, crônicas e literatura infantil. José Lins em suas obras de ficção usou a palavra de forma precisa e artística, nos seus níveis e registros e nas suas variações regionais, a partir do perfeito domínio da norma cultapadrão.

Essa sua capacidade de trabalhar com a língua muitas vezes foi vista como um descuido com a língua padrão, ou com a gramática tradicional da língua portuguesa. Exemplo disso nos dá Waldemar Cavalcanti quando diz:

Para causar maior alvoroço, mostrava-se de todo indiferente pelos miúdos da linguagem, interessado, desde então, em dar um tom oral ao seu estilo – aquele tomque conservou depois de toda a sua obra. Isso lhe rendeu logo de saída a campanha tenaz de um ou outro gramático mais enganjento de seus tabus, arrepiado com a desfaçatez e mesmo arrogância do escritor estabanado.[1]

Esta aparente despreocupação com a linguagem formal é que vai marcar a variação regional e social da obra de José Lins como um todo, mas, especialmente de Fogo Morto.

Atemática, a estrutura literária e a linguagem de suas obras caracterizam, com rara precisão, o nosso povo, seu falar, costumes, crenças e tradições, e seu modo de ser, viver, pensar e agir, dentro do seu universo sócio-linguístico-cultural. Sua linguagem popular se manifesta, especialmente no léxico, com um vocabulário de palavras e expressões regionais/populares, com arcaísmos, com elementos de cantigaspopulares, mas também é marcada do ponto de vista morfossintático.

Embora estas sejam sua marca registrada em termos linguísticos o autor sabia usar a linguagem erudita e formal na boca de seus personagens populares, o que comprova, como se sabe linguisticamente, que o falante ou escritor de língua erudita pode passar de um registro a outro dependendo do contexto ou situação de comunicação emque esteja.

1 A ESTRUTURA DO ROMANCE FOGO MORTO

Fogo Morto é um romance de estruturação tridimensional que desenvolve como tema central a decadência econômica, social e individual dos engenhos de cana-de-açúcar no Nordeste e de seus habitantes.

A obra possui três personagens principais: o mestre José Amaro, artesão, seleiro, pobre, doente, porém orgulhoso e revoltado com a própriasituação, de adversidades, perseguições e humilhações, levando-o ao final a se ligar ao cangaceiro Antônio Silvino. Ao falar do mestre José Amaro diz Mário de Andrade:

[...] na análise magistral do mestre José Amaro, Lins do Rego nos dá um personagem popular e analfabeto, sem o primarismo falso, este sim, primarismo analfabeto, com que os nossos romancistas ‘sociais’ concebem eexpõem o homem do povo como um ser de psicologia fácil, precária e lógica. Precários são eles![2]

O segundo personagem é o Coronel Lula de Holanda, símbolo do senhor rural decadente, arruinado, dono de engenho de "fogo morto" e que com a família vive, ilusoriamente, do fausto de outrora.

Casado com a herdeira de um engenho (o Santa Fé), o coronel Lula é o próprio retrato dadecadência. Sem futuro, seja em termos familiares ou econômicos, o coronel apega-se rigidamente ao passado e mantém, apesar de tudo, seu ar aristocrático em meio à desagregação total de seu mundo[..].[3]
O terceiro personagem central da obra é o Capitão Vitorino Carneiro da Cunha, apelidado "Papa- Rabo", idealista, sonhador e solidário com os fracos e oprimidos, sendo, segundo alguns...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Lins
  • lins
  • REG
  • regue
  • REG
  • Reges
  • Reg
  • Regue

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS