A Narrativa No Mundo Dos Que Cuidam E São Cuidados

Páginas: 18 (4293 palabras) Publicado: 1 de agosto de 2012
Rev. latino-am. enfermagem - Ribeirão Preto - v. 8 - n. 3 - p. 5-10 - julho 2000

5

A NARRATIVA NO MUNDO DOS QUE CUIDAM E SÃO CUIDADOS*

Astrid Eggert Boehs**

BOEHS, A.E. A narrativa no mundo dos que cuidam e são cuidados. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 3, p. 5-10, julho 2000.
Trata-se de um estudo mostrando a narrativa como metodologia para conhecer o mundoaparente e oculto do outro. Este outro pode ser o mundo do cliente ou mesmo o mundo dos integrantes da própria equipe de enfermagem. Na primeira parte apresenta-se uma visão geral dos autores que expõe a narrativa como uma forma de relatar o excepcional, os dramas que ocorrem num grupo, sendo a narrativa uma forma de atuar sobre a situação dramática. Na segunda parte são apresentados vários autores queutilizam a narrativa para representar doenças. Finalmente a autora apresenta a narrativa como uma possibilidade para a enfermagem interpretar e agir sobre sua prática. UNITERMOS: metodologia, enfermagem

O PROPÓSITO
A enfermagem é a profissão na área da saúde em que seus integrantes tradicionalmente permanecem muito tempo com o cliente e a família em situações muitas vezes dramáticas. Nohospital, enquanto o medico e outros profissionais fazem seu trabalho na forma de visitas ou sessões, a equipe de enfermagem permanece na unidade de internação durante 24 horas. Nos ambulatórios e postos de saúde a equipe de enfermagem está presente para fazer o seu atendimento e continua presente quando o cliente espera pelos outros profissionais de saúde. É a equipe de enfermagem que, com umafreqüência cada vez maior realiza o cuidado no domicílio e neste caso tem a oportunidade de ouvir histórias dos membros da família. Nestas situações que muitas vezes são situações de “não fazer” ou de espera para o cliente, as histórias fluem facilmente. Se tivermos tempo de ouvir, perguntamo-nos o que ele queria dizer com isto? E talvez teremos aquela resposta simplista: o cliente não queria ficar só poristo ficou contando história. Será que através destas histórias nós não poderíamos captar melhor sua experiência com a doença e o cuidado? Por outro lado, nós como profissionais de enfermagem também temos muitas histórias para contar, a convivência com o sofrimento, as lutas junto ao paciente contra a morte, as precariedades das condições de trabalho fornecem um farto material de narração, que poderevelar algo do que permeia este mundo profissional.

Em 1967 dois antropólogos americanos Renato e Michele Rosaldo foram conviver e estudar um povo primitivo nas Filipinas: os Ilongot. Chegando lá, empregando as técnicas de pesquisa tradicionais da antropologia, fazendo perguntas, não conseguiam descobrir o significado de muitas práticas, pois eles respondiam de forma evasiva: porque fizemosassim. No entanto eles contavam muitas histórias sobre caçadas, migrações a outras partes da floresta. Com o passar do tempo, os Rosaldo entenderam que era nessas histórias que se encontrava um rico material para captar o mundo dos Ilongot, que era preciso prestar atenção nelas para conhecer este povo. O propósito deste trabalho é apresentar alguns autores que colocam as narrativas como umametodologia para conhecer o mundo aparente ou oculto do outro. Pretendo com isto chamar a atenção da equipe de enfermagem para as narrativas dos clientes, como forma de conhece-los melhor. E por outro lado chamar atenção para a narrativa da própria equipe de enfermagem, como um recurso para captar significados desta arena onde a doença, o sofrimento, a vida, a morte, a busca do bem estar, desempenham umimportante papel. Para isto apresentaremos primeiramente alguns autores que tratam das narrativas de uma forma geral para depois apresentarmos estudos de autores que pesquisaram a narrativa de doenças, e finalmente alguns autores que utilizaram a narrativa de enfermeiras.

* Trabalho apresentado à disciplina Antropologia Simbólica da Pós Graduação de Antropologia Social da UFSC ** Docente do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El mundo narrativo
  • mundos narrativos
  • Mundos Narrativos
  • Mundos narrativos
  • Mundos Narrativos
  • Mundos narrativos
  • entre dos mundos
  • " MIS DOS MUNDOS "

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS