A Realidade Do Próximo: A Representação Da Realidade

Páginas: 4 (755 palabras) Publicado: 9 de noviembre de 2012
Psicologia Geral I / 2012 - Psicologia/UCP

A REALIDADE DO PRÓXIMO: A Representação da Realidade.
Américo de Araujo Pastor Junior

No presente trabalho buscarei fazer algumas reflexões sobre aleitura do texto e sobre a posterior discussão entre os estudantes, proposta pelo professor da disciplina. Em minha leitura resisti a algumas afirmações, concordei com outras. Efetivamente estive emdiálogo com o autor do texto por meio de meus comentários escritos nas próprias folhas do texto impresso. A discussão acabou se direcionando para as perspectivas pessoais dos temas abordados,construindo um número maior de questões, e não necessariamente se detendo em respondê-las.
De modo geral, o texto de Ballone (2003) trata sobre os diferentes modos de percepção da realidade (objetiva) porcada pessoa. Isto porque, cada pessoa tem suas elaborações de cada sensação continuamente influenciada por toda sua experiência anterior àquela sensação provocada pela realidade objetiva. No entanto,apesar de toda a singularidade das experiências de cada individuo, as percepções não devem ser totalmente emancipadas da realidade. Toda a bagagem e históricas negociações culturais estão em algumamedida "impressas" nas personalidades das pessoas e constantemente presente nas respostas que estes dão a realidade que os sensibiliza/estimula/provoca/atinge.
O autor ao longo do texto faz uso dealguns termos buscando uma melhor distinção entre os afetos provocados pela realidade objetiva, a subjetiva e os constructos socioculturais. O primeiro termo utilizado foi representação. Este se volta paraa forma das pessoas elaborarem, representarem internamente/subjetivamente o mundo objetivo que os envolve. Ou seja, seria de algum modo o processo de traduzir/conceituar particularmente (ainda que sealmeje o universal) um impressão/sensação provocada pela realidade objetiva. Essa ideia me parece bem próxima ao paradigma platônico de essência e aparência, entretanto essa essência, esse...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Realidades
  • Realidades
  • las realidades
  • Realidades
  • A Sociedade Como Substrato Da Realidade Politica Do Estado
  • Realidades
  • realidades
  • realidades

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS