A Tribo Dos Metaleiros No Âmbito Da Sala De Aula Do Ensino Médio.

Páginas: 6 (1409 palabras) Publicado: 23 de enero de 2013
A tribo dos metaleiros no âmbito da sala de aula do ensino médio.
Ensaio etnográfico
Professor Arnoldo A. Romano
Com o avanço da globalização, poderia se pensar que as diferenças regionais seriam minimizadas e em consequência disto à identidade nacional ou étnica desapareceria. Entretanto, o que acontece é uma proliferação de manifestações enfatizando a diversidade ao invés da unidade,ou seja, por dentro da identidade nacional persiste um sentimento de identidade cultural transversal perpassando o processo de globalização. O desenvolvimento tecnológico de fins do século passado promoveu uma mudança no enfoque da sociedade, que em reação a uma exacerbada mercantilização substituiu o individualismo pela necessidade de identificação com um grupo, que nucleie os indivíduos apartir de interesses em comum. Um pouco para se proteger da banalização do mercado, outro para se fortalecer no conjunto. O sociólogo francês Michel Maffesoli, no seu livro “O tempo das tribos” de 1988 ressalta e caracteriza o fenômeno cunhando a expressão tribo urbana para tais agrupamentos. As tribos urbanas apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos, estilos musicais e formas de se vestirmuito diversas entre si, no entanto, não tem projetos ou objetivos específicos, só “o aqui e agora” fundamentando um “sentimento de pertença”, um “fazer parte de” que reforça uma nova relação com o ambiente social. Como exemplo se podem citar: Skindheads, Punks, Mauricinhos, Emos, Góticos, Hippies, Surfistas, etc.
Como professor de Filosofia e Sociologia de uma escola de ensino médio tenho oprivilegio de observar os relacionamentos entre os microgrupos que se produzem na sala de aula. Porem, nesta observação participante, o trabalho foi desenvolvido com a tribo dos metaleiros que cursam o ensino médio em uma escola da cidade de Novo Hamburgo, cujos alunos alvos da investigação fazem parte de turmas diferentes dentro do âmbito escolar, porem fazem parte da mesma tribo derelacionamento.
Desde o primeiro dia de aula me chamaram a atenção dois rapazes sentados nos últimos lugares à minha esquerda, do lado da janela do fundo da sala de aula (para poder diferenciar chamarei de sala 12), entre eles deixaram vazia uma classe, ambos estavam vestidos de negro, o menor, de estatura, de bandana na cabeça, que deixava aparecer os cabelos compridos. Os fones de ouvido a postos paraqualquer circunstancia de uso emergencial imediato, algo assim como um casulo de segurança, especulação confirmada recentemente por dois dos “metaleiros” da observação. Sobre a classe vazia, um pintinho plástico de brinquedo, de cor amarela com um colete preto (no intervalo fiquei sabendo pela professora de matemática, do amigo de ambos, que ao fazer 18 anos, foi terminar o ensino médio no EJA,ensino de jovens e adultos. O sobrenome dele: Pinto). Na outra sala, a 14, na outra turma, sentados com a mesma localização, porem, de diferente maneira, um na frente do outro, também dois indivíduos de preto, salvando as particularidades, com aparência similar. No mar colorido da adolescência escolar, os de preto, camisetas e calças sem etiquetas aparentes, só a imagem de alguma banda impressa nopeito. Parece ser um alerta a mercantilização da sociedade, ainda limitado pelo fato de pertencer a um segmento social que também é determinado pelo consumo. Todas as alternativas poderiam estar corretas, mas, apenas são especulações, muito longe da possibilidade de compreender e explicar este fenômeno particular e específico dentro desta perspectiva singular.
Inicialmente pensei que poderiater problemas com estes alunos, dada sua aparência rebelde marcada pelo tom das vestimentas, negro, e os enfeites, metálicos, que dão certa conotação agressiva. Ainda pensei na possibilidade de consumirem drogas, álcool, ou qualquer produto alienante, porem, para minha surpresa e com o passar das aulas matinais cheguei à conclusão que era preconceito meu. Pois, pelas suas atitudes durante as aulas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Reflexões acerca do ensino das ciência sociais no ensino médio.
  • Aula De Medio O Sala De Computo
  • Sala De Dos
  • Concepções e práticas dos professores dos 4os anos do ensino fundamental sobre as dificuldades dos alunos na...
  • A importância do ensino da história e teoria da arquitetura
  • Avaliação Da Aprendizagem Em Sala De Aula Realizada Pelo Professor: Discrepâncias Entre O Que Se Ensina, O Que Se...
  • AULA DE MEDIOS
  • Aula De Medios

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS