O Barroco

Páginas: 40 (9836 palabras) Publicado: 8 de noviembre de 2012
A vida e obra de António Vieira
Nasceu a 6 de Fevereiro de 1608, em Lisboa; o pai, escrivão num tribunal em Lisboa, parte para o Brasil em 1609, por motivos  de trabalho, deixando em Lisboa o filho António e a mãe que, entretanto, lhe foi ensinando a ler e a escrever.

O pai de António Vieira regressa a Lisboa em 1612 e volta a partir para o Brasil dois anos depois, em 1614, levando com elea famíia, agora acrescida de mais um filho.

A família instala-se na cidade da Baía que era na época a capital do Brasil, colónia portuguesa. (O Brasil foi descoberto em 1500 pelo navegador português Pedro Álvares Cabral).

Aos 15 anos, o jovem António Vieira decide integrar a Companhia de Jesus (a ordem religiosa designada habitualmente por Jesuítas). A motivação para esta decisão estárelacionada com a audição de um sermão sobre os castigos do Inferno que impressionou Vieira.

Nota breve sobre a Companhia de Jesus ou Jesuítas:

A Companhia de Jesus foi criada no século XVI por um padre espanhol (Inácio de Loyola) com o objectivo principal de combater os protestantes, principal preocupação da Igreja Católica. Os padres jesuítas viam-se como soldados da Igreja e achavam quedeviam infiltrar-se em todas as actividades sociais e culturais com o fim de eliminar aqueles que pusessem em causa os princípios do Catolicismo.

Os Jesuítas chegaram ao Brasil em meados do século XVI e fundaram alguns colégios cuja finalidade era a catequese de adultos, jovens e crianças de todas as classes sociais. Ensinavam os analfabetos a ler, escrever e contar e tinham cursos de nívelsuperior para os que desejavam prosseguir estudos; a estes ensinavam, durante 3 anos, Filosofia, Retórica, Gramática, Humanidades, Física, Metafísica, Matemática, Latim e Grego. O ensino jesuítico era público e gratuito.

Nesta época, os padres jesuítas foram os principais agentes culturais da colónia portuguesa (a sua influência foi marcante a nível das primeiras produções intelectuais earquitectónicas do Brasil) e não hesitavam em embrenhar-se pelos matos em busca de índios para converter à fé católica e “civilizar” de acordo com as ideias da época.



Regressando à vida de António Vieira:

Quando Vieira decide integrar a Companhia de Jesus, esta não o recebeu com grande entusiasmo porque não admitia menores, mas, uma vez que os pais se responsabilizavam por esta decisão, Vieiraacaba por ser recebido como noviço (padre em formação) na Companhia e enviado para uma aldeia de indígenas com o fim de ajudar os missionários que aí trabalhavam.

Pouco tempo depois, António Vieira assiste ao cerco da cidade da Baía por piratas Holandeses que cobiçavam a colónia portuguesa do Brasil. Esta invasão impressiona-o bastante e conclui, no sermão que escreve motivado por esteacontecimento trágico, que se trata de um castigo divino contra os Portugueses, povo eleito que estava a ser punido por Deus com esta calamidade devido à corrupção dos magistrados vindos da metrópole:

«Desfazia-se o povo em tributos e mais tributos, em imposições e mais imposições, em donativos e mais donativos, em esmolas e mais esmolas (que até à humildade deste nome se abatia a cobiça), e no cabo nadaaproveitava, nada luzia, nada aparecia. Porquê? Porque o dinheiro não passava das mãos por onde passava. (…) O Brasil o dá, Portugal o leva.»

                                                                                                                               Excerto do Sermão IX

Entretanto, António Vieira mostra-se incansável na actividade missionária que exerceu junto dosameríndios (Índios da América do Sul) e escravos negros, cujas vidas e direitos defenderá ao longo de toda a sua vida futura;

Para além de ser missionário, é professor de retórica (formou-se em teologia e filosofia) escritor e pregador. A sua obra revela-se profundamente crítica da sociedade e do mundo, com particular incidência na crítica das praxes coloniais no Brasil contra os ameríndios e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Barroco
  • El barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • El Barroco
  • Barroco

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS