O concilio vaticano ii (i)

Páginas: 2 (500 palabras) Publicado: 8 de octubre de 2010
O Concílio Vaticano II

Vamos, a partir deste número de nosso Jornal Diocesano “Luz e Alegria” fazer uma retrospectiva dos diversos Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Uma viagem notempo... para ajudar-nos a compreender, a partir destes mesmos Documentos Conciliares, a Igreja nos dias de hoje e sua Missão.

A Constituição Dogmática Dei Verbum, sôbre a Revelação divina (I)Seguindo as pegadas do Concílio de Trento e do Concílio Vaticano II, o Vaticano II quis expor a genuína doutrina católica sôbre a Revelação e sua transmissão, para a salvação do mundo.

O Concílio nosensina que Deus quis revelar-se a si mesmo, e tornar conhecido de todos este mistério de Sua vontade, que é o de levar todos os seres humanos, por Cristo e no Espírito Santo, à comunhão de vida com anatureza divina. A vontade de Deus é esta: que o homem viva em comunhão com Ele.

Esta Revelação aconteceu mediante obras e palavras: obras que corroboram o que está nas palavras, palavras quedesvendam e explicam o mistério das obras...

Mas é em Cristo, Nosso Senhor, que resplandece o sentido de todas as revelações de Deus, porque Ele não é apenas o supremo Mediador que anuncia a Revelação, masEle é a plena Revelação de Deus. Cristo é o ponto alto da Revelação.

Emboar Deus ofereça um testemunho perene de si mesmo no universo e na criação, Ele quis oferecer positivamente aos homens umcaminho de salvação superior.

Assim pois, desde o início da história humana, Deus manifestou-se à humanidade. E depois do pecado de nossos primeiros pais, Deus ofereceu a Redenção à humanidadedecaída. Desde aí, velou sempre, pela humanidade, disposto a oferecer a vida eterna a todos os que perseverassem no bem e procurassem a salvação.

Neste intuíto, de realizar a Salvação prometida, Deuschamou, formou e instruiu, ao longo dos séculos, o Povo de Israel, com seus patriarcas e profetas.

E depois de ter falado muitas vêzes e de muitos modos pelos profetas, deus enviou ao mundo seu...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • CONCILIO VATICANO II
  • concilio vaticano II
  • concilio vaticano II
  • Reforma del Concilio Vaticano II
  • concilio vaticano II
  • Concilio Vaticano Ii
  • Concilio Vaticano II
  • Constituciones del concilio vaticano II

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS