O ditado como recurso didático

Páginas: 12 (2910 palabras) Publicado: 11 de diciembre de 2009
O DITADO COMO RECURSO DIDÁTICO DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO GRAFEMA/FONEMA NO ENSINO DE E/LE

FURG
Luciana Rodrigues Alves Ribeiro
lsurtsey@gmail.com
Prof. Dra. Luciene Bassols Brisolara
bluciene@pop.com.br

Resumo: Este estudo propõe a utilização do ditado como recurso didático no ensino básico deespanhol como língua estrangeira (E/LE) para universitários. Buscamos avaliar até que ponto o uso dessa ferramenta poderá auxiliar o professor a elaborar aulas, utilizando pistas fornecidas por seus alunos, tendo como base os estudos da Análise de erros de Corder (1992). Neste estudo, fez-se uso de pesquisa qualitativa a partir de levantamentos bibliográficos e eletrônicos, livros e artigos. Asnovas orientações da pedagogia condenam o uso do ditado como meio de aquisição da ortografia, mas não como meio de avaliação de rendimento da associação grafo/fonemas, apresentada através da tomada da consciência fonêmica. Através de uma correção individual, o ditado torna-se um instrumento para detectar as lacunas de cada aluno, tornando-o autônomo na gestão de suas dificuldades e, consequentemente,co-responsável por seu desenvolvimento das expressões oral e escrita e das compreensões auditiva e leitora. Nesta etapa, aplicamos o citado recurso didático em 20 alunos de um curso de extensão da FURG, durante 10 semanas, selecionamos 6 grafemas cuja realizações fônicas não são as mesmas da língua materna dos aprendizes, que foram trabalhados em ataque inicial e medial. Identificamos equívocosna relação entre a realização fônica e a representação dos grafemas: , , , , e   que puderam ser sanados antes que houvesse uma possível fossilização dos mesmos. O ditado serviu como ferramenta de identificação de erros sistêmicos tanto do grupo quanto individuais.

Palavras–chave: Língua espanhola; Elaboração de Material Didático, Lingüística Aplicada.

1. Introdução

Este estudotem o objetivo de investigar o ditado como recurso didático no ensino do espanhol como língua estrangeira. Motivados pela falta de instrumentos hábeis na detecção da relação grafema/fonema, fomos resgatar essa antiga ferramenta e aplicá-la a um grupo de estudantes que se encontrava em nível básico no processo de aprendizagem de E/LE.
Cabe salientar que atualmente, o ditado tem sido criticadopelas novas orientações pedagógicas, pois ao ser utilizado como instrumento de correção ortográfica o aluno não faz uma reflexão crítica sobre sua ação. Apesar disso, optamos por utilizar essa atividade como ferramenta de identificação da relação fonografêmica atingida pelos aprendizes de línguas estrangeiras, em virtude de acreditarmos que esse recurso didático pode mostrar-se de grandeutilidade, servindo como meio de informação ao professor para apontar problemas sistêmicos grupais e/ou individuais. Portanto, cabe ao professor uma busca constante por métodos que auxiliem os aprendizes a fixarem a relação de realizações fônicas com suas respectivas representações gráficas para garantir um bom desempenho no ensino de LEs.
Muitas vezes os alunos brasileiros aprendizes de E/LE, porconfiarem que o português e o espanhol são línguas próximas, apegam-se em suas semelhanças e terminam por não captar suas diferenças. Essa atitude acarreta não apenas em uma pronúncia inadequada, mas também tem um reflexo no desempenho da expressão escrita e na compreensão auditiva e leitora, isto caracteriza o que os estudiosos da área de aquisição de língua estrangeira chamam de interlíngua.2. Qual a raiz da associação incorreta?

Buscamos uma resposta em Trubetzkoy ([1938] 1973) que afirma que os sistemas fonológicos das línguas são comparáveis a uma peneira, é o que chamamos de Filtro Fonológico. Os aprendizes de LE se apropriam do sistema de sua língua materna para analisar o que ouvem, mas como essa “peneira” não se adapta à língua estrangeira, surgem numerosos erros e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Recursos Didáticos
  • como ditar una clase en el preescolar
  • La cartelera como recurso didático para el conocimiento de escritores de novelas venezolanas
  • El petroleo como recurso y como contaminante
  • La fotografía como recurso a la inmortalidad
  • El museo como recurso educativo
  • El Suelo Como Fuente De Recurso
  • el agua como recurso

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS