O problema do desenvolvimento sustentável

Páginas: 2 (405 palabras) Publicado: 5 de abril de 2011
RESENHA: O PROBLEMA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

BRÜSEKE, Franz Josef. O Problema do Desenvolvimento Sustentável. In: Clovis Cavalcante. (Org.). DESENVOLVIMENTO E NATUREZA: ESTUDOS PARA UMASOCIEDADE SUSTENTÁVEL. INPSO/FUNDAJ, Instituto de Pesquisas Sociais, Fundação Joaquim Nabuco, Ministério de Educação, Governo Federal, Recife, Brasil. Outubro 1994. p. 14-20.

Franz Josef Brüseke,autor do texto O Problema do Desenvolvimento Sustentável e de obras como Tempo e desenvolvimento socioeconômico e De Revolutionibus é professor da Universidade Federal de Sergipe onde, também, exercepapel de coordenador do Núcleo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Técnica (SOCITEC).
Brüseke escreveu o texto O Problema do Desenvolvimento Sustentável com a intenção de abrir um debate com oleitor. Ao apresentar as conferências, relatórios e debates, o autor do texto explica o que é o desenvolvimento sustentável (“o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem arriscar quefuturas gerações não possam satisfazer as necessidades delas”), explica também, como este conceito se desenvolveu mediante conferências e debates e, por fim, como este conceito está caminhando para osurgimento de uma nova Teoria do Desenvolvimento. Ao decorrer do texto, o autor explicita que “necessitamos de uma perspectiva multidimensional, que envolva economia, ecologia e política ao mesmotempo” para que isso seja o ponto de partida da nova teoria.
O estudioso Franz Josef Brüseke faz uma excelente crítica sobre o surgimento e o desdobramento do conceito e da teoria dodesenvolvimento, mostrando a sua conotação positiva no contexto “sustentável”. Como um dos opinantes desse tema, o autor tentou mostrar a todos as principais reuniões e relatório existentes, como por exemplo, orelatório Brundtland, que parte da visão complexa das causas dos problemas socioeconômicos e ecológicos da sociedade mundial. A favor da construção de uma nova teoria, o relatório, chama atenção para...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Psicologia Do Desenvolvimento I
  • O Desenvolvimento Do Conceito De Cultura. Evolucionismo Cultural.
  • Psicologia do desenvolvimento
  • Teoria do desenvolvimento econômico
  • O surgimento e desenvolvimento do pensamento econômico
  • Desenvolvimento
  • A Influência Do Psicólogo Organizacional E Do Trabalho No Desenvolvimento De Pessoas
  • O Cadastro Positivo Como Instrumento De Redução Do Problema De Assimetria Da Informação Na Concessão Do Crédito...

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS