O Processo De Abolição E Emancipação No Haiti

Páginas: 27 (6525 palabras) Publicado: 24 de octubre de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ICHF
Disciplina: História - 3° Período

A abolição do Haiti, suas características e peculiaridades

Outubro/2012

Introdução:

A trajetória do Haiti até hoje, desde sua independência até a abolição da escravidão é motivo para muitos debates e discussões, pois foi vista desde o início como algo inconcebível, inacreditável, sendo seu processo deindependência muito a frente do seu tempo. Os ideais da Revolução Francesa inspiraram os rebeldes haitianos, pelas suas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, que serviram como fermento para o processo de independência do Haiti. Estas ideologias ajudam a explicar o medo das elites escravocratas das Américas, de que pudessem ser seguidas por escravos em outras colônias, justamente pelo seu caráterincompatível com o poder colonial. Daí a cruel repressão pela qual o Haiti passou e continua passando. Essa independência significou a vitória dos oprimidos sobre a opressão, e esta vitória na nação haitiana teve como sustentação três pilares que ajudaram no seu processo de independência e foram de extrema importância como o combate à colonização, ao racismo e à escravidão.
Para entender de fatotodo este processo, primeiramente é preciso entender que sua independência foi muito conturbada. O Haiti nasceu mergulhado em dívidas, e sua independência custou ao país cerca de 150 milhões de francos-ouro, o que equivaleria atualmente a US$21,7 bilhões. Esta independência derruba a ideia defendida pelas potências imperialistas de que as populações negras, não podiam se organizar por si só. Nessemomento, o Haiti se torna a primeira república negra no mundo. No entanto esta Primeira Nação, não foi acompanhada de um projeto econômico que levantasse os pilares desse novo “mundo”.
Como explicar a força de uma Revolução que, segundo Trouillot afirma, não foi precedida por nenhum discurso intelectual explicito, onde a maioria dos escravos era iletrada e vista como submissos? Os contemporâneosnão conseguiam compreender a revolução com seus próprios termos. A mesma era explicada através de visões de mundo que ordenavam o cotidiano, sendo assim, não poderia a Revolução Haitiana ser explicada por ela mesma.
Nesse contexto, nosso alvo é tratar da abolição da escravidão no Haiti que está claramente relacionada com a própria revolução e pós-independência, analisando- a por ela mesma, com assuas próprias características e peculiaridades. Sendo assim, analisamos algumas obras, contextualizando a visão de cada autor com o pretexto de debater a história do Haiti a partir de suas particularidades e pontos divergentes. Para isso, lemos alguns capítulos de obras como “Nada Além da Liberdade”, de Eric Foner, “Os Jacobinos Negros”, de C.L.R James e “Between Slavery and Free Labor”, de FrankMoya Pons. E assim se seguirá o desenvolvimento de nosso trabalho, discutindo sobre as diferentes visões de cada autor sobre a mesma história.

A Revolução dos Escravos:
A visão de C.L.R James sobre a Revolução de São Domingos.

O livro, “Os jacobinos negros. Toussaint L'Ouverture e a revolução de São Domingos” de C.L.R James, analisa a insurreição de escravos da colônia francesa de SãoDomingos no final do século XVIII. O autor analisa essa rebelião como consequência da ação da Convenção surgida da Revolução Francesa de 1789, a qual proclamou a emancipação dos escravos. Nessa rebelião, o autor destaca a ação do líder negro Toussaint L'Ouverture que, após derrotar exércitos da França, Eha e Inglaterra, ganhou o domínio da colônia francesa. Em seguida, a obra de James se detém nadeterminação de Bonaparte de restaurar a escravidão e o envio da força expedicionária francesa comandada por Leclerc. Logo após, Toussaint L'Ouverture viria a ser derrotado e aprisionado. Seus companheiros, Dessalines e outros, os jacobinos negros, prosseguiram a luta e conquistaram, em 1804, a Independência definitiva, batizando o país com o nome nativo de Haiti. Desde a Independência, então,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Process
  • process
  • Process
  • process
  • Process
  • Haiti
  • Haiti
  • Haiti

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS