O Que Brasileros Comen?

Páginas: 2 (335 palabras) Publicado: 22 de octubre de 2012
O que os brasileiros comem?

Cada região tem suas comidas ou pratos típicos que caracterizam a culinária. No Norte, por causa das florestas e rios e influência indígena, predominam as frutas,peixes e a mandioca, no Amazonas um prato comum é a caldeirada (um ensopado bem quente, com legumes e ovos cozidos) e peixe assado na folha de bananeira.
No Nordeste, predomina o coco, o dendê,feijões, inhame, peixes e crustáceos, destacando-se na região a culinária baiana, com uma grande influência africana e a de Pernambuco, com pratos como buchada de bode e alfenins (doce de açúcar branco decana-de-açúcar). No Ceará , há uma grande variedade de pratos com peixe, camarão e lagosta e a famosa rapadura feita de açúcar de cana. No Rio Grande do Norte, além de peixes e crustáceos(caranguejada) é muito conhecida a carne de sol, servida com farofa e feijão verde.
No Centro-Oeste, por causa dos grandes rebanhos de gado bovino há predominância dos pratos de carne, bebida com erva-mate,peixes, aves e caça do Pantanal.
No Sudeste, devido a sua característica cosmopolita há todos os sabores do mundo. No Rio de Janeiro, podemos citar como típico a feijoada carioca, feita de feijão-pretoe em São Paulo, o cuscuz-paulista. Em Minas Gerais, que tem uma rica e variada culinária, além de produtos derivados do leite, há os biscoitos, pães de queijo, angu e diferentes pratos preparadoscom carne de porco, milho e o famoso tutu, feito com feijão.
No Sul, por conta da imigração há muita influência das cozinhas italiana, alemã, polonesa entre outras.É a região das carnes, preparadascomo churrasco, além de linguiças temperadas com picante e o famoso chimarrão. No litoral do Paraná é tradicional o barreado, com carne cozida em panela de barro por muito tempo e servida com mandiocae banana da terra.

Fontes consultadas: Claudia. Tachos e panelas: etnografia da cozinha brasileira. Ed. da Autora, 1999.
Lody, Raul. Cozinha brasileira: uma aventura de 500 anos. Recife...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Comida Brasilera Iga
  • Jiujitsu Brasilero
  • Cancion brasilera
  • Fila brasilero
  • Música Brasilera
  • Arquitectura Brasilera
  • cultura brasilera
  • Como aparece el esteriotipo brasilero en los libros didácticos de PLE

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS