O uso do futuro do subjuntivo em português

Páginas: 20 (4979 palabras) Publicado: 19 de septiembre de 2012
Variação no futuro do subjuntivo: um estudo sociofuncionalista

Diana Liz Reis

Pós-Graduação em Lingüística – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

dianatuba@hotmail.com



Resumo. Neste artigo, é feita uma breve reflexão sobre o futuro do subjuntivo em português, apontando algumas considerações das gramáticas da língua portuguesa e investigando o seu uso na prática.Trazemos para esta discussão as idéias de modalidade e de subjuntivo tratadas pelo funcionalismo lingüístico de Givòn (1995; 2001) e alguns princípios teórico-metodológicos da Sociolingüística (Labov, 1972).


Abstract. In this paper, a brief reflection is made about subjunctive future in Portuguese, pointing some considerations of the Portuguese grammars and investigating his practical use.We brought for this discussion ideas of modality and subjunctive from functionalism linguistic of Givòn (1995; 2001) and some theoretical, methodological principles of Sociolinguistic (Labov, 1972)


Palavras-chave: futuro do subjuntivo; sociolingüística; funcionalismo.


1. O futuro do subjuntivo


Dentre todas as línguas que vieram do latim, o tempo/modo denominado futuro dosubjuntivo que conhecemos hoje só está em uso plenamente na língua portuguesa, segundo Fleischmann (1982, p. 137). Nem no próprio latim há registros de usos das formas verbais que conhecemos como pertencentes ao futuro do subjuntivo.

Almeida (1980, p. 278) afirma que a função do futuro do subjuntivo hoje em português era exercida no latim pelo futuro do próprio indicativo. Para ilustrar, ele citaalgumas frases, como: “enquanto houver concórdia”, “se lerdes.”, dizendo que estas poderiam ser traduzidas literalmente em latim como se fossem “enquanto haverá concórdia”, “se lereis”.

A respeito da história do futuro do subjuntivo encontramos algumas considerações interessantes em Fleischmann (1982) sobre o seu uso no antigo ibero-romance. Dentre elas, a hipótese de que o futuro do subjuntivotenha sido ‘criado’ no ibero-romance e no romênio através da mistura do futuro perfeito do indicativo e do perfeito do subjuntivo do latim.




(01) Canta(vê)ro X canta(verim) -> O Rom. cîntare, S p. cantare, Ptg. cantar.

[I sg fut perf] [I sg perf subj] FLEISCHMANN (1982, p. 137)


Segundo esta idéia, o futuro do subjuntivo teria sido usadoprimariamente em orações temporais e condicionais, e funcionava para expressar a incerteza ou mera possibilidade de um evento já contingente, como um subjuntivo dubiamente reforçado. Mas esta idéia não é totalmente clara ao olharmos para alguns exemplos diacrônicos. Como no português de hoje, o hispano-romance apresentava o futuro do subjuntivo mais comumente em orações temporais, e funcionava como uminstrumento para uma seqüência de tempo futuro, simbolizando a simultanedade ou ligeira anterioridade de uma referência (marcada pelo futuro do subjuntivo) para o evento (marcado tipicamente pelo futuro simples ou presente do indicativo).
Para melhor compreendermos os possíveis primeiros usos do futuro do subjuntivo, vejamos alguns exemplos do antigo espanhol que são apresentados porFleischmann (op. cit, p. 138), retirados da obra Cid:


(02) Si algun dia visquier, servos han doblados (Cid)
[fut subj] [disjunctive fut]
‘If I live to see the day, [the marks] will be returned to you doubled’


(03) Si vos assi lo fizierdes e la ventura me fuera complida/mando al vuestro[fut subj] [fut subj] [pres ind]
altar buenas donas e ricas. (Cid)
‘If you do it thus, and if fortune be with me, I will send worthy and valuable gifts to your altar.’




Entretanto, já nos textos medievais, encontramos o futuro do subjuntivo sendo substituído pelo presente do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Futuro Do Subjuntivo
  • Morfemas do português
  • O labirinto do fauno
  • Florais do eneagrama (português
  • Uso Del Do/Does
  • El uso de do y does
  • Uso De Do-Does
  • Retos De Futuro Cique Do Soleil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS