Bacharel

Páginas: 29 (7104 palabras) Publicado: 6 de marzo de 2013
Resumo do livro de Charles R.Swindoll, VIVENDO SEM MÁSCARAS

Capítulo um - Desprendendo a Máscara – o Começo
De início, é bom fazer uma auto avaliação do que somos e realizamos até agora. Essa apreciação trará importantes revelações. Com isso conseguimos manter nosso equilíbrio mental e nossa unidade interior.
Reavaliar o crescimento – Significa encarar alguns fatos penosos. Reconhecer queter mais não significa necessariamente ser melhor. É muito fácil uma pessoa se sentir solitária e meio perdida no meio de uma multidão – até mesmo num templo. Com o crescimento numérico da igreja, as pessoas pouco se conhecem, problemas são ignorados e acontece uma disputa por lugares no templo e no estacionamento, parecendo uma cópia do que ocorre no mundo. Seria possível ter uma igreja grande eao mesmo tempo com profundidade nas coisas que realmente importam?
A avaliação divina – Vejamos o que Deus nos diz na Sua Palavra: A igreja primitiva, conforme o livro de Atos era grande. Primeiro, três mil convertidos; pouco depois, milhares. No entanto, era um grupo cheio de dinamismo e de amor. Havia equilíbrio entre dar e receber, entre ouvir e praticar, entre receber instrução e estarenvolvidos uns na vida dos outros. Atos 2:42-45; 4:32-35; 5:12-16; 8:4-8.
Salomão escreve acerca da necessidade que temos uns dos outros: Ec 4:9-12. Neste texto encontramos três fatores cruciais que precisam ser aceitos: Consequências negativas do isolamento; Benefícios vitais do relacionamento com outros; absoluta necessidade de integração.
Consequências negativas do isolamento – Isolados um dosoutros, ficamos vulneráveis a situações infelizes e inoportunas. “Pessoas que não cultivam relacionamentos profundos não conseguem atuar com eficiência. O isolamento total é intolerável para o ser humano, mesmo que suas necessidades físicas sejam supridas” (Bernard Berelsen). Atualmente, a palavra de ordem é “independência”, e o lema é: “tome suas próprias decisões”. Quem expõe uma necessidadepessoal revela fraqueza. Além disso, estamos sempre muito ocupados e sem tempo para se interessar pelos outros ou se envolver com outros... Essa situação estimula a superficialidade nas relações humanas e uma relativa indiferença para com os problemas da comunidade. Basta lermos a ficha com a vida pregressa dos franco atiradores para constatarmos que são produto da filosofia do isolacionismo eegocentrismo, cujas consequências são amargas e inevitáveis. Por isso, o conselho de Salomão é simples e profundo: Ec 4:9.
Benefícios vitais do relacionamento dom outros – Há diversas razões porque “melhor é serem dois...”:
* Têm melhor paga de seu trabalho (Ec 4:9) – Esforço mútuo;
* Um levanta o companheiro (v.10) – Apoio mútuo;
* Eles se aquentam um ao outro (v.11) – Estímulo mútuo;
*Os dois resistirão ao ataque (v.12) – Força mútua.
O problema é o tipo de mentalidade que promove excessiva independência. Somente quando compartilho as experiências da vida com outras pessoas é que consigo apreciá-las e suportá-las, e tiro disso o melhor proveito. As barreiras têm que ser derrubadas. As máscaras têm que ser removidas.
Quando essa ideia deixa de ser teoria e passa a seraplicada na prática, passamos a olhar para os divorciados , mães solteiras, drogados, desempregados, etc. com mais amor, procurando organizar grupos para eles, a fim de saírem da concha e reunirem-se com outros que lutam com os mesmos problemas. Também os pais de crianças excepcionais devem ter seu grupo de apoio e orientação.
Absoluta necessidade de integração - Como uma igreja grande conseguecanalizar toda essa energia e fazer com que as pessoas deixem de ser meros espectadores para se tornarem participantes? As pessoas não começam a se envolver umas com as outras, desprenderam as máscaras e a se devotarem aos irmãos de uma hora para outra. O segredo para se conseguir isso é um firme esforço de integração.
Integração comporta a ideia de absorver-se dentro do funcionamento com Corpo de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS