Carolzahluth

Páginas: 4 (979 palabras) Publicado: 8 de diciembre de 2012
O “caso Bruno” se encontra atravessado por diversos fatores que vão além de um caso de assassinato. Fatores estes que não se limitam a um assassino e sua vítima, mas sim a elementos sociais queperpassam a história do assassinato, da sua vítima, dos cúmplices, de todos os envolvidos e da própria essência do caso.
Tais elementos envolvem a violência contra a mulher, não apenas no seu sentido deque houve uma agressão física, mas também psicológica e quanto ao respeito ao corpo de Eliza Samudio, que foi obrigada a consumir substâncias abortivas (*prostituta); envolve a violência contra umacriança de quatro meses, que foi mantida em cárcere e logo depois abandonada;
- violência contra a sociedade (falta de ação da justiça)
- envolve o status de bruno como jogador de futebol
Ou seja, oCaso Bruno não está isolado de um contexto social, pois todos esses fatores já estão pairando no ar da sociedade.
A própria sociedade cria mecanismos de coerção internos que fazem com que osindivíduos aceitem de uma forma ou de outra as regras estabelecidas (a explicação dos fatos sociais deve ser buscada na sociedade e não nos indivíduos – os estados psíquicos, na verdade, são conseqüências enão causas dos fenômenos sociais). (http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/o-metodo-sociologico-durkheim.htm)
Se concordarmos que o Caso Bruno envolve fatores sociais e é transpassado porproblemáticas que estão intrínsecas ao contexto da sociedade, a Psicologia Social pode ser inserida neste caso como forma de analisar e sanar os aspectos sociais intrínsecos e trabalhar para um futuro no qualesses elementos sejam cada vez mais amenizados, almejando uma Psicologia Social que seja crítica, aponte as problemáticas sociais com uma visão política, de ação e de mudança.
Esta forma de sefazer Psicologia Social é recente e foi determinada por uma série de acontecimentos e realizações. No berço desse fazer psicológico no Brasil, a vertente seguida era americana, que afirmava que o ser...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS