Economia colombiana 29-99

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1637 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 13 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
SOBERANIA E POLÍTICA ECONÔMICA NA AMÉRICA LATINA – COLÔMBIA

A Colômbia é o sexto maior país da América Latina, cortado de norte a sul pelos Andes. Os recursos naturais predominantes são os minerais - destacando-se petróleo, carvão, ouro, platina e esmeraldas.
Após a queda com os laços coloniais, as delimitações territoriais remetiam às divisões coloniais espanholas. A chamada Grã-Colombiaabrangia o que hoje é o Equador, Venezuela, Panamá e Costa ocidental da Nicarágua, este bloco dissolveu-se em 1830.
Tal como a média dos países latino-americanos, a Colômbia teve rápida evolução em sua taxa de urbanização. O país foi formalmente constituído em 1831, em 1852 aboliu a escravidão e no ano seguinte promulgou uma Constituição liberal que separava Igreja e Estado.
O inicio do séculoXIX foi marcado por inúmeras mudanças territoriais e guerras civis como a Guerra do Mil Dias (1899-1902), na qual a região do Panamá foi amputada do território colombiano. As numerosas guerras civis e múltiplos ensaios de formas de governo conduziram a Colômbia à formação de uma comunidade política integrada por grande diversidade étnica e cultural.Ao final do século, uma reforma na Constituiçãoretira a soberania regional, restaurando a República de Colômbia e centralizando o poder.
A escassa articulação espacial, a fragilidade de sua economia e a forma organizacional predominante da pequena propriedade familiar na atividade cafeeira são aspectos que podem ser apontados como obstáculos que dificultaram e atrasaram a formação do mercado interno e da urbanização, resultando eminexpressiva implantação de indústrias.
Período de 1929-1979
Durante a década de 1920, a Colômbia vinha recebendo fortes entradas de capital estrangeiro, como a indenização pelo canal do Panamá, no entanto, com a crise de 1929 essas entradas sofrem uma queda brusca. Essa crise internacional aprofundaria a depressão interna. Contudo, o país teve a seu favor dois fatores importantes: a política de defesa dacafeicultura brasileira (dando-lhe os benefícios de um mercado relativamente protegido) e a desvalorização do dólar (que aumentou o preço do ouro, transformando-o no segundo maior produto colombiano) e a indústria nacional volta a controlar o mercado interno.
Nestas circunstancias surge a chamada República Liberal, que se estende de 1930 a 1946, período em que ocorreu a Revolução em Marchaliderada pelo presidente Alfonso Lopes Pumarejo. A mudança de governo em 1930 foi pacífica. Mesmo com problemas, as medidas de política econômica foram se ampliando. Com isso, a recuperação veio rápida e a indústria apresentou taxas médias anuais de crescimento excepcional.
As gestões liberais entre 1930 e 1946 transcorreram num clima de crescimento econômico e reformas sociais. Em 1941, o paísromperia com o Eixo e em 1943 declarava guerra à Alemanha. Em 1946, as eleições deram poder ao conservadorismo. No período de 1953 até 1957 a Colômbia passou por uma ditadura militar (Gustavo Rojas Pinilla) que pôs fim à violência liberal-consevadora e firmou compromissos de paz com as guerrilhas liberais de base camponesa Em 1957, conservadores e liberais fizeram um pacto – independentemente de quemganhasse as eleições, os dois partidos teriam igual participação no ministério, foi a chamada Frente nacional, nesta fase a produção nacional decolou para a substituição de bens intermediários e de bens de capital.Nas décadas de 1960 e de 1970 o avanço continuou. É no período de 1965-1975 que se dá o auge da industrialização e foi marcado por um período de forte crescimento econômico. No entanto,haveria também alguns problemas: maior endividamento externo, pressões de balanço de pagamento, aumento da inflação e desequilíbrio das contas fiscais. Foi um período de grandes acontecimentos, como a reforma constitucional de 1968, a Revolução Cubana, lutas sindicais e a conversão da antiga guerrilha liberal em as FARC, ligada ao partido comunista.
Entre 1975-1980 as importações e exportações...
tracking img