Gfyfi

Páginas: 4 (941 palabras) Publicado: 18 de junio de 2012
Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Praticas Oficinais para avaliação do módulo 12
Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Praticas Oficinais para avaliação do módulo 12Sistema de Arranque

Sistema de Arranque


João Maganinho e João Oliveira
João Maganinho e João Oliveira

Índice
Índice

Introdução
A
ntigamente o motor do automóvel eramaioritariamente mecânico, devido à pouca evolução da electrónica. Ao longo dos anos várias adaptações foram feitas e com o avanço da electrónica vários mecanismos (mecânica) foram substituídos pelaelectrónica, que hoje em dia é indispensável para o funcionamento do automóvel. Com este avanço, o arranque do automóvel deixou de ser feito, manualmente, através de uma alavanca que foi substituída por ummotor eléctrico denominado de motor de arranque.
Este terá sido o primeiro sistema mecânico a ser substituído pela electrónica, visto que para nos deslocar-mos é necessário colocar o motor térmico (motordo automóvel) em funcionamento. Isto é proporcionado pelo motor de arranque, embora este sistema seja um dos sistemas do automóvel mais simples de entender, existem conceitos importantes que devemser dominados por um Engenheiro Mecânico de Transportes, tanto no domínio teórico como no domínio prático.
Estes conceitos envolvem «matérias da electrotecnia e da mecânica, que devem ser compreendidasde um modo integrado.

Motor de Arranque de Acoplamento livre

O
Deslocamento do pinhão pode ser efectuado por um comando mecânico directo a partir do contacto da ignição. Mas falta umdispositivo que desacople o arranque e o volante quando as explosões se iniciarem, senão o motorista teria que estar muito atento para soltar a ignição quando o motor começa-se a funcionar, para evitar que osdentes do volante arrastassem o rotor do arranque a uma velocidade que o dispositivo seria destruído.

O esquema é o seguinte: pelo pedal, com mola r, ou por um botão no painel, mediante o cabo...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS