Gvggff

Páginas: 3 (530 palabras) Publicado: 17 de febrero de 2013
Dona Flor e os seus Dois Maridos
Jorge Amado
A história é dividida em 5 partes (cada uma aberta por uma lição de culinária de Flor, que é professora desta arte, com exceção daquarta parte que é aberta por um programa para o concerto de Teodoro). A primeira parte começa com a morte de Vadinho em pleno Domingo de Carnaval. Vestido de baiana, Vadinho cai enquanto dançava e oseu funeral é muito concorrido. Neste voltam as lembranças de todos sobre o falecido: os amigos com quem saía, as possíveis amantes, os conhecidos e principalmente da esposa, Flor. Flor lembra-sedo marido infiel, espertalhão, jogador e malicioso, mas ainda assim extremamente adorável.

Flor quase adotou um menino que achou ser filho de Vadinho (Flor é estéril). O capítulo acaba com Florpondo flores sobre o túmulo do falecido marido. A terceira parte é passada nos meses seguintes. Flor está mais alegre, apesar de manter ainda a fachada de viúva. Todas as vizinhas competem para lheachar um bom pretendente e quem aparece é Eduardo, o Príncipe, que enganava viúvas para roubar-lhes as economias. Mas então o farmacêutico Teodoro Madureira, respeitado solteirão (ele ficara solteiropara cuidar da mãe paralítica, que morreu pouco antes), este propôs Flor em casamento e esta aceita. O capítulo acaba com o casamento de Flor, desta vez aprovado por sua mãe (que havia saído da cidadeno começo do capítulo, a Dona Rozilda).
A quarta parte começa com a lua-de-mel de Flor. Teodoro é diferente do falecido em tudo, sendo fiel e inteligente. Teodoro traz a paz de volta à vida de Flor.Teodoro toca gaita-de-foles numa orquestra de amadores e o maestro compôs uma música para que Teodoro toque para Flor (o convite abre o capítulo) e no dia do aniversário de casamento, após osconvidados irem embora, Flor vê Vadinho, nu como o viu na cama no dia da sua morte, a puxá-la e tentá-la. Ela recusa-se e continua fiel ao marido. Teodoro vai dormir e Vadinho sai logo depois, quando Flor...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS