Posgrado

Páginas: 6 (1470 palabras) Publicado: 2 de noviembre de 2012
A EXPANSÃO MARÍTIMA IBÉRICA
→O fortalecimento de Portugal
No final do século XIV a maior parte da nobreza lusitana queria unir Portugal ao reino vizinho de Castela. Porém, em 1385, os portugueses que não aprovavam a união, conseguiram impor a coroação de um novo rei, Dom João I. Isso acabou garantindo a independência do reino de Portugal.
A dinastia de Dom João I, chamada Avis, tinha oapoio dos comerciantes, por isso os reis dessa dinastia apoiaram e incentivaram a exploração da atividade comercial. Eles entendiam que a expansão do comércio era a melhor forma de obter riquezas e prestígio para o reino. Essa união de interesses entre comerciantes e a Coroa foi responsável por um grande crescimento econômico que levou Portugal a tornar-se a maior potência europeia.

Ocomércio com o Oriente
Na Europa, o comércio mais lucrativo no início do século XV era o dos luxuosos produtos orientais. Desde as Cruzadas, mercadorias como seda, marfim e especiarias (pimenta, cravo, canela, noz-moscada, gengibre, entre outros), vindas das atuais Índia, Sri Lanka, Malásia e Indonésia, eram cada vez mais procuradas.
Nessa época, árabes e italianos dominavam esse comércio. Os árabestraziam as mercadorias até o mar Mediterrâneo, de onde os genoveses e venezianos as distribuíam por toda a Europa. Como eram os únicos fornecedores, cobravam preços altíssimos e obtinham grandes lucros. Quem desejasse quebrar esse monopólio, teria de encontrar um caminho direto para o Oriente.

→O pioneirismo português
A importância da tecnologia
Para navegar em alto-mar, sem a referência daterra e enfrentando grandes ondas, os navegadores lusos uniram as técnicas usadas por outros povos com invenções criadas por eles. Adotaram o astrolábio árabe e a bússola, inventada pelos chineses e trazida à Europa pelos mouros. Aperfeiçoaram as embarcações chamadas naus e caravelas. As primeiras eram maiores e mais lentas e as segundas, maiores e mais ágeis. Desenhavam também os portulanos,mapas náuticos detalhados, que permitiam uma navegação mais precisa.
Eles aliaram o conhecimento técnico que possuíam ao seu interesse pelos lucros do rico comércio com o Oriente e lançaram-se ao mar, dando início à expansão marítima.

A expansão pela África e ilhas atlântica
A expansão portuguesa iniciou-se com a conquista da cidade árabe de Ceuta, no norte da África, em 1415. Em seguida,passaram a navegar para o sul, fundando feitorias comerciais conforme avançavam pelo litoral africano. Além do ouro explorado na costa da Mina, da África, também eram levados para Portugal pimenta, marfim e tecidos de algodão.
Os lusos ocuparam ainda as ilhas atlânticas da Madeira, dos Açores e de Cabo Verde. Nessas ilhas não havia especiarias, mas os portugueses passaram a produzir o caro ecobiçado açúcar.

→ A rota do Cabo
Os produtos da África traziam lucros ,mas as mercadorias do Oriente eram muito mais lucrativas. Por isso, os portugueses percorreram a costa africana, tentando encontrar uma passagem marítima para atingir o Oriente. Após várias tentativas, em 1488, Bartolomeu Dias atingiu o extremo sul da Africana, ultrapassando o cabo da Boa Esperança, chegou ao oceanoÍndico. Eles sabiam que esse oceano banhava as Índias. Tinham descoberto o caminho por onde chegariam ao Oriente.

A chegada às índias
Em 1498, o sonho português se realizou com Vasco da Gama que, comandando quatro embarcações, ultrapassou o cabo da Boa Esperança e navegou até a cidade de Calicute, na Índia. Eles chamaram esse caminho de Rota do Cabo. Vasco da Gama voltou para Lisboa com muitasinformações sobre o Oriente e trouxe uma grande quantidade de pimenta que foi vendida pela Coroa com lucros altíssimos.
Animado pelos lucros gerados pela viagem de Vasco da Gama, em 1500 o rei português enviou à Índia uma grande frota com treze embarcações, comandada por Pedro Álvares Cabral. Sua frota fez um outro caminho, sem contornar a África. Tomou posse de uma nova terra a oeste do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • posgrado
  • Posgrado
  • Posgrado
  • Posgrado
  • POSGRADO
  • posgrado
  • posgrado
  • posgrado

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS