Pseudomonia

Páginas: 5 (1095 palabras) Publicado: 20 de mayo de 2012
Introdução
Pseudomonas aeruginosa é um bastonete gram-negativo ubíquo de vida livre encontrado em ambientes úmidos, como água, solo, plantas e detritos. Embora raramente possam causar patologias em indivíduos sadios, essas bactérias são uma grande ameaça a pacientes hospitalizados, particularmente aqueles com sérias doenças de base(9). É um patógeno oportunista causador de bacteremias empacientes imunocomprometidos, vítimas de queimaduras, portadores de infecções urinárias associadas ao uso de cateteres e de pneumonias hospitalares, especialmente em unidades de terapia intensiva(19, 26).
A importância clínica dos bacilos gram-negativos não-fermentadores tem aumentado significativamente em razão da gravidade das infecções, das altas taxas de morbimortalidade em pacientes hospitalizadose do grande índice de resistência. Uma das características da P. aeruginosa é seu alto nível de resistência intrínseca a agentes antimicrobianos estruturalmente diferentes. Devido ao seu largo espectro de atividade, à estabilidade e à hidrólise na maioria das betalactamases, os carbapenens têm sido considerados as drogas de escolha para o tratamento de infecções causadas por bactériasgram-negativas resistentes às cefalosporinas(3).
Bactérias gram-negativas resistentes ao carbapenem, incluindo linhagens de enterobactérias e de P. aeruginosa, têm sido isoladas freqüentemente, com capacidade de produzir metalo-betalactamases (MBLs) que são enzimas com atividade sobre vários betalactâmicos, incluindo cefamicinas e carbapenens, e ainda sobre os inibidores de betalactâmicos, como ácidoclavulânico e sulbactam(1, 4). Como na classe dos antibióticos betalactâmicos os carbapenens são os que possuem o mais amplo espectro de atividade, portanto, amostras de P. aeruginosa resistentes a esses agentes devem ser registradas(7).
As MBLs pertencem ao grupo 3 das betalactamases de espectro ampliado, fazendo parte de uma classe funcional comum de metaloenzimas classificadas com base em suahabilidade de hidrolisar o imipenem em um nível mensurável, assim como sua suscetibilidade aos inibidores de betalactamases disponíveis comercialmente(5, 20).
A propagação e a disseminação desse tipo de microrganismo têm sido confirmadas em vários locais, como Japão, Itália, Cingapura, Inglaterra, Portugal, Grécia, Taiwan e França(7, 8, 10, 18, 26, 28, 29). No Brasil, foram isoladas as primeiras amostrasno Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), mas também houve registros na região Nordeste, na cidade de João Pessoa, e em São Paulo(17, 21, 25). Inclusive com as caracterizações bioquímica e molecular de uma nova MBL, diferente daquelas classificadas como VIM e IMP, obtida de uma amostra isolada na cidade de São Paulo e denominadaSPM-1, que constitui uma nova subfamília com características próprias(13).
Como os produtores de MBLs tendem a demonstrar resistência a drogas betalactâmicas de amplo espectro, sua detecção preliminar é importante para o controle de infecções e orientação adequada da terapêutica(1, 5), estabelecendo um método de difusão com duplo disco para a triagem de bactérias produtoras de MBLs, através do uso doácido 2-mercaptopropiônico (2-MPA). No entanto, seu uso é limitado devido a sua alta volatilidade, sendo então utilizado em seu lugar o mercaptoacetato de sódio


É um gênero de microrganismos pertencentes à família Pseudomonadaceae, quecompreende mais de 100 espécies. São bastonetes curtos e Gram-negativos, autóctones deambientes aquáticos, são móveis, aeróbios estritos e não formadoras deesporos. Podem ser encontradas em vários ambientes diferentes, taiscomo solo, água, plantas e tecido de animais.Ocorre em freqüência baixa também na pele,garganta e fezes das pessoas sadias. Sobrevive atemperaturas que variam entre 4ºC e 42ºC. Emcultura produz um pigmento esverdeado.
Pseudomonas
sp.


A espécie
Pseudomonas aeruginosa
tem sido a responsável pela maioria dos casosde...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS