Quotas De Mercado Das Exportações No Comercio Exterior

Páginas: 10 (2314 palabras) Publicado: 14 de diciembre de 2012
Universidade Nova de Lisboa
Seminario de Economia Europeia
Professor: João Amador

Quotas de mercado das exportações no comercio exterior



1. Sumário executivo
Para medir a competitividade são normalmente usadas as quotas de mercado. A quota de mercado de um pais reflete a participação das exportações do mesmo no total importado pelo pais ou área geográfica considerada. Na medidaem que um pais aumenta as suas quotas de mercado nos mercados internacionais, enquanto o seu PIB per capita crescer mais rápido que o resto do mundo, terá melhorado a sua posição competitiva.
qeqi=Qt
A análise da capacidade de uma economia para competir nos mercados internacionais está se descolando para as quotas de exportação. A trajetória dessas taxas depende do comportamento dos preços ecustos, do tipo de cada economia ou qualidade dos produtos vendidos no exterior.
Para quantificar o papel de cada um desses fatores na evolução da quota de mercado de cada pais no mercado mundial é relevante para avaliar em que medida o bom desempenho das exportações tem sido observado nos últimos anos continuará no futuro.
As variações que experimentam as quotas de mercado de um pais notempo mostram, por tanto, o aumento ou diminuição do grau de penetração das exportações dos países a analisar em relação a UE e ao resto do mundo.
Este indicador pode apresentar algum problema, pois existem diversas criticas á utilização de este indicador.
A mais relevante e duradoura critica é de que os diversos efeitos da decomposição de quota de mercado constante variam de acordo com o nível dedesagregação considerado (por produto e por países). Com efeito, a análise pode ser aplicada a diversos níveis de desagregação produto/mercado de destino e os resultados não são independentes dessa escolha. A decisão arbitrária sobre o nível de desagregação a utilizar é geralmente determinada pela disponibilidade de informação.

O trabalho está organizado da seguinte forma. Primeiro, umaintrodução sobre a situação econômica da UE. Segundo, descrevemos a evolução da participação da Espanha e Luxemburgo no comercio europeu e mundial, com atenção ao comportamento da quota de exportação na ultima década (2000-2010). Não conseguimos informação necessária para analisar com detalhe a trajetória do comercio mundial trás a ultima crise financeira e econômica global. Analisaremos a influência daespecialização das exportações espanholas e dos câmbios da competitividade utilizando dados da OMC (Organização Mundial do Comercio) e do Banco Mundial.
Apresentamos os resultados da aplicação desta técnica no caso dos dois países e finalmente, resumimos as principais conclusões.

2. Introdução

A União Europeia foi fundada com o Tratado de Maastrichit em 1992 cujo objetivo eraestabelecer uma união econômica e monetária entre os 27 países.
Em termos econômicos, a UE é o principal potência econômica do mundo. Mas agora a economia europeia está em uma crise econômica, a chamada crise do euro, levando a um crescimento econômico negativo em países como Espanha.
O mercado interno da União Europeia é uma combinação da união aduaneira e uma zona de livre comércio. Será relevante oestudo da evolução do nível de exportações de Espanha para a UE na última década, atolada na crise europeia.

3. Evolução da quota de exportação de bens de Espanha

A economia da Espanha é uma das maiores da UE. Desde 1990, a economia espanhola teve uma década de crescimento expansivo. No entanto, desde 2008 tem sido de decrescimento, passando um período de recessão para o presente. Tal e comose pode ver no Anexo I, no gráfico do nível das exportações em percentagem do PIB.

Analisando a quota de mercado das exportações de Espanha com a UE e o resto do mundo:

Observa-se como a quota de exportações diminui como consequência da aparição de novas economias emergentes, como China ou Índia, cuja participação no comercio mundial aumentou em detrimento dos países industrializados....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • COMERCIO EXTERIOR BARRERAS DEL COMERCIO EXTERIOR
  • Comercio exterior
  • Comercio exterior
  • Comercio exterior
  • Comercio exterior
  • Comercio Exterior
  • Comercio Exterior
  • Comercio Exterior

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS