Antropologia Fotografia

Páginas: 13 (3195 palabras) Publicado: 20 de octubre de 2012
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas


Daniel Henrique da Silva 5935242


Memória e o discurso midiático


Em seu consagrado Em busca do tempo perdido, Marcel Proust escreveu uma das mais belas passagens acerca da memória: “Mas quando nada subsiste de um passado antigo, depois da morte dos seres, depois da destruição dascoisas, sozinhos, mais frágeis porém mais vivazes, mais imateriais, mais persistentes, mais fiéis, o aroma e o sabor permanecem ainda por muito tempo, como almas, chamando-se, ouvindo, esperando, sobre as ruínas de tudo o mais, levando sem se submeterem, sobre suas gotículas quase impalpáveis, o imenso edifício das recordações”. A busca do “aroma” e do “sabor” de que fala Proust, caminhos para abusca da memória e do passado, tem sido uma marca da sociedade contemporânea.
Num processo dinâmico de silenciamento e evidenciação de vestígios, a memória é elemento inserido no jogo de poder que faz caminhar a humanidade. Nesse sentido, deve-se ter claro que memória não é coisa do passado, mas artimanha do presente, resultante do processo de lembrar e esquecer o que passou, tendo em vista oque virá.
O passado pode ser observado e narrado de diferenciadas formas. Um fato concreto pode suscitar, pois, diversas memórias. Depende de como foi registrado no tempo próximo de seu acontecimento e, principalmente, do tempo de quem o relembra, de quem o relê e o reconta. Como afirma Michael Pollak (1989, p. 9), a memória é “uma operação coletiva dos acontecimentos e das interpretações dopassado que se quer salvaguardar”.
E aqui importa destacar que a memória é sempre um processo coletivo, pois mesmo aquela mais peculiar a cada indivíduo se compõe de elementos constituídos socialmente e da mesma forma recuperados das sombras do que passou pelo foco de luz acionado por estímulos comunitários. Tanto na sua matéria-prima como na sua motivação, a memória é obra dacoletividade, mesmo que seja individual.
Segundo o cientista social Andreas Huyssen o século XX foi marcado por um “boom da memória” como preocupação das Ciências Sociais e dos homens de um modo geral. Segundo ele, os cem últimos anos assistiram a uma intensa criação de “mercados da memória”, que passam pela museificação, pela comercialização do passado via mídia, pela tentativa de reciclar o tempo noimpulso em direção à memorialização, entre outras iniciativas de se recuperar “o aroma e o sabor” de que fala a citação proustiana. A obsessão pelo passado seria própria desta cultura contemporânea ocidental, que vê, assustada, o presente desaparecer na compressão das coordenadas tradicionais de tempo e espaço. Em campo brasileiro, Renato Ortiz declarou, também a respeito do século XX, que esteseria o “século das descobertas dos tempos”, citando exatamente a obra de Proust como um sinal claro deste processo.
Muitos outros pensadores têm apontado para esta valorização da memória e da tentativa de pensar as diversas categorias temporais como uma via de extrema riqueza nas análises das ciências sociais e no mapeamento da construção das identidades sociais.




Mídia e Memória:balanço bibliográfico

As representações sociais, como as presentes no discurso da imprensa e da mídia, ou no discurso oral dos moradores mais antigos e de personalidades locais, ou ainda em fontes documentais, museus, institutos históricos, entre outros, são discursos memorialísticos produzidos na região e em cada um a memória faz lembrar e esquecer fragmentos da história.
Aaproximação entre memória, história e identidade é tratada por alguns autores que, nessas análises, relacionam memória e tempo, ambos de natureza social e num tempo que também é de natureza social. Sendo um sujeito histórico, recordar é um ato coletivo, que está ligado a um contexto de natureza social e a um tempo que engloba uma construção, uma noção historicamente determinada. A lembrança é a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El Valor De Fotografía
  • La fotografia
  • Fotografía
  • Fotografia
  • fotografia
  • Fotografia
  • La Fotografia
  • fotografia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS