Bem-Aventuranças Do Docente

Páginas: 2 (495 palabras) Publicado: 25 de junio de 2012
BEM-AVENTURANÇAS DO DOCENTE

Idanir Ecco

O significado do termo bem-aventurado relaciona-se ao estado profundo de bem-estar, de felicidade completa, como indica as duas palavras que compõe ovocábulo em questão: “bem”, nesta situação, expressa aquilo que enseja as condições ideais ao equilíbrio e ao progresso de uma pessoa, colocando-a no ápice de sua realização pessoal; “aventura”, dofrancês, aventure, o que vai acontecer a alguém. Portanto, bem-aventurar é tornar alguém feliz.
Considerando o contexto multifacetado da educação formal indaga-se: em que reside ou se fundamenta apossibilidade do docente em ser feliz, ser bem-aventurado? Apropriando-me, literalmente, de palavras/afirmações do Patrono da Educação Brasileira (Paulo Freire), ouso apresentar bem-aventuranças do docente,solucionando a provocação registrada acima.
Bem-aventurado o docente que assume efetivamente que ensinar não é transferir conhecimento, porque ao construir/reconstruir conhecimentos e saberes,estará edificando e renovando a si mesmo, na perspectiva do Ser Mais.
Bem-aventurado o docente que planeja suas ações com rigorosidade metódica, porque superará o espontaneísmo e a superficialidade,elementos passíveis de identificação no contexto da educação formal.
Bem-aventurado o docente que respeita os saberes dos educandos, porque, não somente será respeitado, como também, o conteúdo por eletrabalhado estará conectado com a realidade concreta e será significativo para os sujeitos envolvidos no processo educacional.
Bem-aventurado o docente que ensina com alegria e esperança, porque,apesar de tudo, sentir-se-á fortalecido, otimista e encantará seus educandos no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas.
Bem-aventurado o docente que desperta a curiosidade do aluno,porque, concomitantemente, ampliará a sua própria curiosidade, base para o aprender e para o ensinar, pois inquieta e insere na busca.
Bem-aventurado o docente que cultiva a humildade no seu...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Bem Viver
  • Envelhecer bem
  • La Do Mi Do
  • El big bem
  • DO
  • O Do
  • DO
  • El O Do

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS