Biblioteca Florbela Espanca

Páginas: 6 (1311 palabras) Publicado: 12 de marzo de 2013
BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA



2010/11
Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Neste breve trabalho sobre as Bibliotecas Públicas, pretendo dar a conhecer a Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

1. Localização
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca fica localizada na Rua Alfredo Cunha, em Matosinhos.
Podemos usufruir dos serviços que a mesma tem para oferecer desegunda-feira a sábado no horário compreendido entre as 10:00 e as 19:00, (em dias de semana), e das 10:00 às 13:00 (ao sábado).
2. Edifício

O edifício é o resultado de um projecto do arquitecto Alcino Soutinho. Alia a funcionalidade dos espaços e as suas linhas modernas à integração de materiais tradicionais, tornando-se deste modo num edifício emblemático e uma referência arquitectónica a nívelnacional.
É constituído por cinco pisos. Dois estão destinados aos serviços técnicos e depósitos e três são de acesso ao público.
No -2 estão os depósitos; no -1 estão os serviços técnicos; no 0 situam-se o átrio, a recepção, o espaço de exposições e bar; no 1º piso encontramos os periódicos, o espaço juvenil e das crianças, bem como a Sala das Artes e a Sala do Conto; no 2º piso localizam-se osespaços dos Adultos, CLE, Fundo Local, Artes, Literatura e História, Ciências, Reservados e o Arquivo Histórico.

3. Introdução Histórica
São vários e importantes os marcos que fazem a história desta Biblioteca. Assim, em Janeiro de 1871, tem lugar a constituição das Bibliotecas Populares. Em Junho de 1896 surge a Biblioteca Popular de Bouças, sob administração da Junta de Freguesia. EmOutubro desse mesmo ano abre ao público, tendo como principal objectivo, permitir às classes populares o desenvolvimento dos seus conhecimentos através da leitura. Em Abril de 1911, passa a designar-se Biblioteca Popular de Matosinhos. Nas duas décadas seguintes funciona de forma intermitente. Em Julho de 1942 abre ao público na Rua Brito Capelo no próprio edifício da Câmara, voltando a encerrar 4anos mais tarde.
Passados 10 anos reabre no edifício onde, ainda hoje funciona a Escola de Comércio de Matosinhos e aí se manteve durante 25 anos dirigida, pelo Sr. Abílio Augusto Ferreira da Costa Brochado.
É de referir ainda que a Biblioteca, em 1975, passa a dispor de um bibliotecário especializado – Dr. António de Jesus Gomes.
Data a destacar neste período histórico é Dezembro de 1987, quandotem lugar a assinatura do 1º contrato-programa com o IPBL (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas), e passa a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública. Simultaneamente, começa a funcionar no Palacete de Trevões. Em Dezembro de 1990 passa a ser designada por Biblioteca Municipal Florbela Espanca, nome pelo qual ainda hoje é conhecida.

Florbela Espanca, foi uma poetisa alentejananascida em Vila Viçosa e que viveu os seus últimos anos de vida em Matosinhos. Aqui faleceu com 36 anos de idade. Desta poetisa, a biblioteca possui uma razoável colecção de documentos, os quais fazem parte do Fundo Local.
Em Maio de 2005, a Biblioteca passa a funcionar no edifício onde ainda hoje se encontra, fazendo parte do chamado Núcleo Cultural de Matosinhos. Este engloba também o arquivohistórico, uma galeria de arte, uma livraria e uma cafetaria.
Da Rede Concelhia fazem parte a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a Biblioteca anexa de S. Mamede de Infesta, a Biblioteca Itinerante, as Bibliotecas Escolares e finalmente, as Bibliotecas de Praia.

4. Missão, Fins e Objectivos

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca, integra a Rede Nacional de Leitura Pública, e como talassume os fins e objectivos do Manifesto do UNESCO. Em conformidade com este último, está o Regulamento em vigor na Biblioteca. Desde logo, demonstrada pelos serviços que oferece, a forma de acesso dos seus utilizadores, e a forma como tem organizados os seus espaços.

a. Os Serviços

A consulta local e online do catálogo (www.bmfe.cm-matosinhos.pt), o acesso gratuito à internet, a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • bibliotecas
  • Biblioteca
  • Bibliotecas
  • Bibliotecas
  • bibliotecas
  • bibliotecas
  • La Biblioteca
  • biblioteca

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS