Brincando Con Palabras

Páginas: 5 (1217 palabras) Publicado: 23 de octubre de 2011
[pic]

BRINCANDO COM PALABRAS
Rimas trocadillos, musica e adivinhas revelan o rico e ludico universo da poesia infantil por kelly Souza.

A ideia de que a poesia está longe da compreensão da criança está cada vez mais enfraquecida. O jogo de palavras, que compõe o lúdico e sensível universo infantil, não carece de explicações ou significados precisos. Rimas, trocadilhos, adivinhas, música,entre outras peças dessa “brincadeira”, são facilmente compreendidas no faz de conta infantil. Quando mães e pais embalam seus filhos ao som de antigas cantigas de ninar, já os estão colocando em contato com a poesia oral. Como disse o poeta José Paulo Paes, “poesia é brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio e pião”.

E, quanto mais cedo essa brincadeira começar, melhor. Para oprofessor Hélder Pinheiro, pós-doutorado em literatura brasileira e autor dos livros Poesia na sala de aula e Poemas para crianças, desde sempre a poesia oral esteve próxima da criança e não é à toa que todos gostam de rimas, de adivinhas (quase sempre em versos rimados), de parlendas, de jogos de palavras em que a aliteração e a assonância se destacam. “Todo esse material se constitui numa ricainiciação à poesia. Cultivar isso é fundamental se quisermos formar leitores de poesia”, explica.

Quando a criança aprende a falar com desenvoltura, já revela certa acuidade pela sonoridade das palavras. “Inúmeras vezes, brinquei com crianças pequenas com dísticos do tipo: ‘Não me olhe de lado/ que não sou soldado’, ‘não me olhe de frente/ que não sou tenente’. Quando parava, elas pediam quecontinuasse. O importante é não ficar só nos jogos de rimas, nos trocadilhos. Ir além – oferecer poemas inteiros, quadras, sextilhas e outras estrofes. E não interromper esse cardápio poético. Depois – ou ao mesmo tempo – trazer os livros de poemas e ler.”

Na infância, a poesia não está propriamente ligada ao entendimento. “Além do jogo de sons, há também a fantasia. Alguns poemas e algumasnarrativas potencializam a imaginação de modo extraordinário”, ressalta. O professor cita, para exemplo, o poema O menino azul, de Cecília Meireles, que pode proporcionar uma bela viagem à criança leitora. “E, no caso, uma viagem com um animal querido: ‘O menino quer um burrinho/ para passear./ Um burrinho manso,/ que não corra nem pule,/ e que saiba conversar (...). E os dois sairão pelo mundo/ que écomo um jardim’”. Outro exemplo mais recente é O buraco do tatu, de Sérgio Caparelli, que explora a fantasia aliando um viés humorístico dos melhores.

Grandes poetas, como Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Ferreira Gullar, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Edward Lear, William Blake e muitos outros escreveram poesia para crianças. O poema não precisa ter um enredoou contar uma história, como os contos de fadas. Ele pode ser um mero jogo de palavras ou uma descrição (A bela bola/ rola:/a bela bola de Raul – Jogo de bola, Cecília Meireles), ou uma mininarrativa lúdica (Quando um tatu/ encontra outro tatu/ tratam-se por tu – Conversa, Sidónio Muralha). “De fato, se for lúdico, bem-humorado, independentemente se é em prosa ou verso, tende a agradar criançasde qualquer idade”, ressalta o professor.

DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
A poesia infantil surgiu no Brasil no final do século 19, mas foi só a partir da década de 1960 que houve um crescimento significativo no número de publicações, grande parte ainda dependente da escola em termos de acesso. “Há, no mercado, excelentes obras sugerindo modos de aproximar a criança da poesia de maneira maissensível. O problema é que muitas vezes a escola associa a poesia aos conteúdos a serem aprendidos e não à vivência da oralidade, do ritmo. Há livros do segundo ano do fundamental estruturados para em fazer a criança aprender o que é verso, o que é rima etc. Ou seja, querem ensinar um conteúdo teórico sobre poesia, em vez de possibilitar maior tempo de convivência com ela. Sem falar no fato de que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Colombia y los brinc
  • EL BRINCO DEL CHINELO
  • Casas de brinco
  • Un Brinco Al CIELO
  • Palabra, palabras, palabras
  • Palabras, palabras y palabras
  • mi carro brinca al conducir
  • Brinco Luces De Cortesia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS