Cultivo do amendoim: do plantio ao armazenamento

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1092 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 30 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Arachis hypogaea
CULTIVO DO AMENDOIM: DO PLANTIO AO ARMAZENAMENTO

O cultivo e a produção de amendoim são atividades agrícolas importantes em diversas regiões do Estado de São Paulo, com uma concentração de 80% da produção brasileira. O produto destina-se principalmente à indústria de confeitaria, venda/consumo in-natura, e fabricação de óleo.

Hoje, a área estimada de plantio está em tornode 150.mil hectares, distribuídos entre as lavouras conduzidas neste novo padrão tecnológico (São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia) e os pequeno cultivos familiares em diversos Estados de Norte a Sul do País.

Para o plantio do amendoim, um solo bem preparado oferece condições para germinação e desenvolvimento das plantas e, consequentemente, para boa produtividade. As áreas decultivo do amendoim requerem uma apreciável movimentação de solo, por isso, a importância de adotar práticas conservacionistas para o controle da erosão. O plantio da leguminosa sobre palhada de culturas e de cana também é viável, mas deve seguir recomendações específicas e usar equipamento de plantio adequado, para o sucesso desta prática. Culturas como milho, sorgo e cana oferecem meio favorávelpara germinação, emergência e desenvolvimento do sistema radicular do amendoim.

A calagem é de particular importância para a produção de amendoim não só para corrigir a acidez do solo como para disponibilizar cálcio para as vagens em formação. Estas absorvem a maior parte deste elemento através da casca, diretamente da solução do solo. Cultivares que possuem grãos de tamanho maior tendem a sermais exigentes em cálcio.
Fósforo e potássio são os macronutrientes também importantes para o amendoim e devem ser supridos ao solo (adubação), conforme a necessidade. Para realizar uma adubação equilibrada, é necessário proceder à análise do solo.

Os solos das regiões produtoras apresentam populações naturais de bactérias fixadoras de nitrogênio no amendoim. Desta forma, em geral, não hánecessidade de adubação química com este elemento. Entretanto, a adição de pequena quantidade de nitrogênio (10 Kg de N/hectare) no plantio pode ser benéfica para estimular a atividade bacteriana.
Os melhores meses para plantio em São Paulo são setembro e outubro, na safra de primavera/verão, e fevereiro/março, no plantio de segunda safra.

Os plantios de setembro são os que alcançam maiorprodutividade se comparados aos meses mais tardios, desde que haja temperatura e umidade no solo para assegurar a plena germinação e desenvolvimento inicial das plantas. Nos plantios de fevereiro/março, em sequeiro, há riscos de perdas de produtividade devidas a estiagem no final do ciclo. Assim, não se recomenda o plantio de cultivares de ciclo longo nesta época.

O espaçamento médio entre linhas,recomendado para os cultivares de porte ereto, é, em média, de 60 centímetros (com variações, como 50 x 50 x 70 cm) e a densidade de semeadura é de cerca de 20 sementes por metro de linha. Para cultivares rasteiros, o espaçamento médio entre linhas deve ser de 80 a 90 centímetros, deixando-se cair de 17 a 18 sementes/metro. A profundidade de plantio varia, em geral, entre 5 e 8 centímetros (érecomendado plantios mais profundos para solos arenosos). O espaçamento entre linhas pode variar em função das operações mecanizadas na colheita.
As melhores sementes para o plantio são as certificadas, produzidas por empresas credenciadas. O uso freqüente de sementes próprias ou sem certificação de qualidade pode representar significativas perdas de produtividade e qualidade comercial do amendoim. Aescolha do cultivar a ser plantado deve basear-se no conhecimento sobre o desempenho do cultivar na região e na demanda do produto pelo mercado.

As plantas de amendoim, para seu pleno desenvolvimento e produtividade, requerem uma lavoura protegida de ervas daninhas, pragas e doenças. Para isto, é necessário lançar mão de produtos químicos (defensivos) para o controle desses fatores indesejáveis....
tracking img