Danca

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1303 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 30 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Curso de Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Danças Brasileiras.
Professora: Aline Dias

Montagem de Plano de aula
Danças do Sudeste
- Congo -

Alunos:

Gustavo Marques
Henrique Soares
Nicole Becerra (nicole_bcrra@hotmail.com, bcrra.nicole@gmail.com)
Rafael

BeloHorizonte – MG
Novembro de 2010

PLANO DE AULA:
Tema da aula: Danças do Sudeste - Congo

Nº de alunos: +/- 16
Material: Manguaras
Duração da aula: +/- 50 min
Objetivo: Apresentação breve da história, ensino de alguns passos básicos e uma breve coreografia da dança “Congo”.

1ª ATIVIDADE

Apresentação Breve da História
Duração: 5 minutos
Descrição: Breve apresentação considerando o Anexo(vide anexo 1)

2ª ATIVIDADE

Passagem de passos em diagonal
Duração: 15 minutos
Descrição: Nessa atividade serão ensinados alguns passes característicos da dança, considerando o passo básico como ponto de partida para os demais. Esses passos, posteriormente serão inseridos em uma coreografia.

3ª ATIVIDADE

Coreografia
Duração: 30 minutos
Descrição: Considerando os passes apresentadosna atividade 2 e adicionando outros passes simples, será montada uma breve coreografia (vide anexo 2).

Anexo 1

Histórico do Congo

HISTÓRICO:
A sua Origem segue de 1482 com o Império do Congo, um dos Impérios negros mais importantes de todos os tempos. Com o contato com Portugal o Império foi ruindo pouco a pouco, até sua decadência, que se deu através de uma grande guerra contra oImpério de Portugal, ficando assim ao Título de Rei de Congo equivalente ao poder do povo negro que lutou bastante contra Portugal.
No Brasil está presente desde os tempos da escravidão, quando os negros passaram a estimar ainda mais sua força. Além de reminiscência de rituais africanos de coroação, tendo também influências dos Reinados e Impérios da Europa Medieval.
No Brasil Colônia e Império oscongados não eram somente figuras ornamentais, como alguns o encaravam. A sua função era muito séria, consistia em interceder junto aos outros negros como maior membro da irmandade. Essas intervenções consistiam em organizar os negros, e muitas vezes liderar rebeliões.
A Congada, aparece como parte integrante do Congo em algumas Regiões do Brasil, em outras aparece como um auto separado usando omesmo nome e pode ser originária de fatos Históricos de duas naturezas:

A primeira: Mais antiga, refere-se às batalhas e embaixadas tocadas pelos antigos Reinos do Congo e de Angola, no tempo da Rainha Ginga e do Rei Henrique Cariongo. Tem seu conflito central no típico mito-herói africano: morte e ressurreição.
A segunda: Introduzida pelos missionários cristãos, tem como referência a lenda deChanson de Roland, epopéia nacional francesa que descreve a batalha de Roncesvales, ocorrida há mais de mil e duzentos anos, nas proximidades entre a atual fronteira da França e Espanha.
 
PERSONAGENS E VESTIMENTAS:
Os Personagens e as vestimentas (cores e apetrechos) podem variar conforme a região, mas na sua maioria é composta da seguinte forma: O Cortejo segue a seguinte formação(podendovariar):

1º Espantão
2º No centro, o Rei e Rainha, atrás deles o Mestre e o Contramestre
3º De cada lado as Figuras- lideradas pelo(s) Embaixador(es)
4º Ao lado do cortejo vão os músicos e a banda cabaçal e o violeiro.

Rei: Veste roupa branca com detalhes dourados, com espada numa das mãos e coroa na cabeça.
Rainha:Veste roupa branca ou tons rosáceos,coroa na cabeça.
Espantão: Conduz namão uma vara (muitas vezes benzida pelo padre) enfeitada de fitas, como um mastro. Tida como sagrada nunca é substituída, sendo sempre a mesma a cada ano.
Mestre: Principal responsável pela festa, ele organiza o Congo, e conduz todos os brincantes. Conduz um apito numa das mãos e uma espada na outra.
Contramestre: Veste-se como o Mestre, possui quase a mesma função do Mestre, porém só é...
tracking img